Topo

Esse conteúdo é antigo

Dimas Covas será ouvido na CPI da Covid na quinta-feira

Do UOL, em São Paulo

24/05/2021 10h19

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, será ouvido na quinta-feira, dia 27, na CPI da Covid no Senado, em Brasília. A informação foi dada hoje pelo senador Omar Aziz (PSD), durante o UOL Entrevista, conduzido pela apresentadora Fabíola Cidral e pelos colunistas Josias de Souza e Thaís Oyama.

Inicialmente, a agenda previa o depoimento do coronel Élcio Franco Oitiva, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde. O depoimento foi adiado, já que ele está com covid. Franco atuou nas negociações das ofertas recusadas de vacina da Pfizer.

Segundo Aziz, o depoimento de Dimas deve explicar "o que poderia ter sido feito para que a gente pudesse produzir mais vacina, como foi o tratamento que realmente ocorreu, e não a versão, mas o fato que aconteceu" sobre a atuação do governo federal na negociação para a aquisição da CoronaVac.

A CoronaVac foi a primeira vacina contra covid-19 a ter o uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) no Brasil. Ela é fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, da China.

Aziz afirmou que a CPI está mostrando que o governo brasileiro "nunca apostou na vacinação" para enfrentar a pandemia.

"A aposta do governo, isso eu estou afirmando, era no tratamento precoce, era na imunização de rebanho, e nunca foi na imunização através das duas doses para cada brasileiro para imunizar a população" disse ele, afirmando que o governo "chegou ao ponto de criar um aplicativo e usou a cidade de Manaus como cobaia".