Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 41,9 milhões de vacinados contra covid, 19,82% da população

Quase 42 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Quase 42 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/05/2021 20h05

O Brasil chegou à marca de 41,9 milhões de vacinados contra a covid-19 neste domingo (23). No total, 41.961.572 brasileiros receberam pelo menos uma dose de imunizante contra a doença, o que representa 19,82% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 130.938 pessoas receberam a primeira dose da vacina. A dose de reforço foi aplicada em outras 86.642 no mesmo período.

Até o momento, 20.659.187 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, de acordo com o que é recomendado pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número equivale a 9,76% da população do país.

O Mato Grosso do Sul continua como o estado que proporcionalmente mais vacinou sua população com a primeira dose: 25,47% de seus habitantes.

O estado também aparece na primeira posição entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 11,91% de sua população.

Embaixador chinês ironiza omissão da fonte de IFA pelo Ministério da Saúde

O embaixador chinês no Brasil Yang Wanming usou as redes sociais para criticar, de forma indireta, a postura do Ministério da Saúde brasileiro que omitiu as informações sobre a origem do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) em uma publicação feita nas redes sociais.

O chanceler assinalou um trecho de uma publicação do Ministério da Saúde que fazia referência aos "insumos do exterior", não deixando claro que foram enviados pela China.

Novos lotes de IFA chegaram ontem ao Brasil e serão utilizados para a produção da vacina Covidshield, produzida em parceria pela Universidade de Oxford, farmacêutica AstraZeneca e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Cerca de uma hora após a crítica ser postada no Twitter de Wanming, o Itamaraty fez um agradecimento nominal à Chancelaria da República Popular da China pelos "esforços na pronta liberação dos insumos contratados.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!