Topo

Menina de dois anos é primeiro caso confirmado de ebola no Mali

Tiemoko Diallo e Adama Diarra

Em Bamako

23/10/2014 19h37

O Mali informou nesta quinta-feira ter detectado o primeiro caso confirmado de ebola, tornando-se o sexto país da África Ocidental a ser atingido pelo pior surto já registrado da febre hemorrágica.

O ministro da Saúde, Ousmane Kone, disse à televisão estatal que o paciente de Kayes, na região oeste, é uma menina de dois anos que chegou recentemente da vizinha Guiné, onde o surto começou.

Desde março deste ano, mais de 4.800 pessoas já morreram devido ao surto de ebola, principalmente na Libéria, Guiné e Serra Leoa.

Uma equipe internacional de cientistas vem testando a eficiência de usar sangue de sobreviventes do vírus como tratamento para doentes.

Falando na televisão estatal nesta quinta-feira (23), o ministro Ousmane Kone disse que a menina infectada com o ebola estava sendo tratada. Ela deu entrada em um hospital local na quarta-feira e no teste de sangue, o resultado foi positivo para ebola.

A mãe da menina morreu na Guiné há algumas semanas, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Ela foi trazida por parentes ao Mali.

O país é o sexto na África Ocidental a ser afetado pelo surto de ebola. Senegal e Nigéria, que faziam parte da lista, foram declarados livres do vírus pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com a OMS, 443 funcionários da saúde contraíram ebola ao tratar de doentes. Desses, 244 morreram.