Topo

Esse conteúdo é antigo

Austrália vai compartilhar coronavírus desenvolvido em laboratório para acelerar vacina

Agentes de saúde usam roupas de proteção enquanto trabalham na análise de um scanner termal na estação de trem de Nanjing -
Agentes de saúde usam roupas de proteção enquanto trabalham na análise de um scanner termal na estação de trem de Nanjing

Byron Kaye e Melanie Burton

Em Sydney e Melbourne

29/01/2020 10h01

Uma equipe de cientistas na Austrália informou hoje que desenvolveu uma versão de laboratório do novo coronavírus, a primeira a ser recriada fora da China, em uma descoberta que pode acelerar a criação de uma vacina contra o vírus.

Os pesquisadores do Instituto Peter Doherty para Infecção e Imunidade, em Melbourne, disseram que compartilhariam a amostra, desenvolvida a partir de um paciente infectado, com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e laboratórios de todo o mundo.

"Este é um passo, é uma peça do quebra-cabeça com a qual contribuímos", disse o vice-diretor do instituto, Mike Catton, a repórteres, enquanto pontuava que, sozinha, a amostra não venceria a luta contra o vírus.

O surto de coronavírus irrompeu na cidade de Wuhan, região central da China, no fim de 2019. Embora o país tenha isolado boa parte da província de Hubei, cujo volume populacional se assemelha ao da Itália, o vírus já se alastrou por mais de doze países, no sudeste da Ásia, Austrália, França e Estados Unidos.

Um laboratório chinês já cultivou o vírus, mas divulgou apenas a sequência de genoma, não a amostra em si, de acordo com a rede de televisão pública Australian Broadcasting Corp.

Além de contribuir para a criação de uma vacina, a amostra cultivada na Austrália poderia ser usada para gerar um teste de anticorpos, o que permitiria a detecção do vírus em pacientes que não apresentavam sintomas, informou o Instituto Doherty.

"Ter o vírus real significa que, agora, temos a capacidade de validar e verificar todos os métodos do teste", disse Julian Druce, chefe do laboratório de identificação de vírus do instituto.

UOL Explica - O que é o coronavírus?