Topo

Repeteco! Gaúcha vence novamente o Miss Brasil e vai representar o país no Miss Universo

A nova Miss Brasil, a gaúcha Gabriela Markus, 23 - Jarbas Oliveira/UOL
A nova Miss Brasil, a gaúcha Gabriela Markus, 23 Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

Fábio Luís de Paula

Do UOL, em São Paulo

29/09/2012 23h42Atualizada em 01/10/2012 08h20

A vencedora do Miss Brasil 2012 é a gaúcha Gabriela Markus. A representante do Rio Grande do Sul confirma a hegemonia de seu Estado nos concursos de beleza nacionais e repete o resultado do ano passado, que ficou com sua conterrânea Priscila Machado. Esta, aliás, que surpreendeu ao subir no palco com um cabelo curtinho. Com mais essa vitória, o Estado totaliza doze títulos de Miss Brasil e confirma ser a "Venezuela brasileira".

Com 1,80 m de altura, Gabriela é do município de Teutônia e tem 23 anos, e vai representar o Brasil no dia 19 de dezembro no Miss Universo 2012, que será em Las Vegas, nos Estados Unidos. O Miss Brasil aconteceu na noite deste sábado (29) pela primeira vez em Fortaleza, no Ceará.

Em segundo lugar ficou a Miss Rio Grande do Norte, Kelly Fonseca, 23, seguida pela Miss Minas Gerais, Thiéssia Sickert, 19, que ficou em terceiro. O Top 5 foi completado pelas misses São Paulo, Francine Pantaleão, e Distrito Federal, Tamiris Rodrigues.

Priscila Machado, que fez bonito em seu ano como miss e ficou em terceiro lugar no Miss Universo 2011, fez seu desfile final e seguido de um discurso. "Vou sentir falta de várias coisas, só tenho boas lembranças. Todos nós já amamos, erramos e julgamos mal. O mundo tem pressa mas esperei estar pronta. Hoje sou mais madura e mais humana", disse a gaúcha.

Após polêmica que questionou a coroação de Rayanne Morais como Miss Rio de Janeiro 2012, a modelo foi eliminada e não ficou entre as sete finalistas do concurso. Segundo os críticos, Rayanne, que é noiva do cantor Latino, não seria carioca da gema, o que comprometeria sua participação no concurso.

O Top 7 foi completado por Santa Catarina, Manoella Deschamps, e Ceará, Milena Ferrer.

Homenagem a Hebe

Uma emocionada Adriane Galisteu abriu o concurso, ao lado do ator Sérgio Marone, homenageando a apresentadora Hebe Camargo, que morreu na manhã de hoje, em São Paulo. "Ela iluminou todos os palcos com seu talento, sua beleza, e nós dedicamos a ela esta edição do Miss Brasil 2012. E peço a vocês não para fazermos um minuto de silêncio, mas um minuto de apalusos". E então, o mundo da beleza curvou-se à "gracinha" de Hebe.

De vestidinho curto, as 27 candidatas começaram dançando uma coreografia ensaiada à exaustão, da música "Party Rock Anthem", da banda LMFAO. Logo depois da apresentação dos jurados e da exibição de imagens de momentos da semana das garotas, foi anunciada a vencedora da prova de melhor traje típico, que foi a miss Amazonas, cujo tema da fantasia era "uma deusa indígena".

Então, aconteceu a primeira eliminação: das 27 candidatas, apenas dez continuaram na disputa. No bloco seguinte, as dez belas desfilaram em traje de gala, ao som de "I Want It All", da banda inglesa Queen, e a Miss Rio de Janeiro foi anunciada coma a candidata com o melhor cabelo e ganhou o título de Miss Nutrisse.

Hora do delírio: de biquíni verde as dez finalistas encantaram a plateia e receberam a musa da noite, a cantora de tecnobrega, Gaby Amarantos, que cantou "Ex Mai Love", hit de abertura da recém-terminada novela da Globo, "Cheias de Charme".

*Colaborou Fabrício Calado, de Fortaleza.