Topo

Nova miss Brasil é contra fotos sensuais e se diz "ficha limpa"

Miss Brasil 2012, Gabriela Markus: primeiro Bento Gonçalves, depois o Ceará. Logo mais, Vegas - Fabrício Calado/UOL
Miss Brasil 2012, Gabriela Markus: primeiro Bento Gonçalves, depois o Ceará. Logo mais, Vegas Imagem: Fabrício Calado/UOL

Fabrício Calado

Do UOL, em Fortaleza

03/10/2012 06h00

Você imaginaria que não há muitas mulheres interessadas no título de Rainha do Comércio e Indústria de Bento Gonçalves, cidade cerca de 100 km distante de Porto Alegre. Errado. Em 2009, 65 candidatas participaram da disputa. Venceu uma, Gabriela Markus, então com 19 anos. Ela mesma estava incrédula de suas chances. Mas ali, decidiu que queria ir mais longe --e conseguiu agora, ao ser eleita miss Brasil 2012 no último sábado (29). 

"Ainda não caiu minha ficha. No dia da final, fui dormir 4h15, e acordava de madrugada me perguntando se era verdade", conta a bonita, que lembra bem a tensão sentida na hora. "Quando o apresentador falou 'a nova miss é a candidata do Rio Graaaaaaaaaaande...', parecia uma eternidade até ele falar 'do Sul'", lembra Gabriela, que disputou a coroa na final com a representante do Rio Grande do Norte, Kelly Fonseca. A final do concurso foi em Fortaleza, no Ceará.

A coroação de Gabriela ajuda a consolidar a imagem do Rio Grande do Sul como Estado favorito no Miss Brasil, já que a miss Brasil 2011, Priscila Machado, também é de lá. A nova miss Brasil, porém, diz que as semelhanças entre ela a Priscila se resumem à geografia.

"Eu sou tranquila, raramente me estresso com algo", diz Gabriela, quando perguntada se tem o gênio forte de sua antecessora. 

Outra diferença, segundo Gabriela, é que ela não fez fotos nua, seminua ou mesmo em poses sensuais. E nem topa fazer, afirma. "Não é nada contra quem faz, mas eu não gosto desse tipo de foto. Não faço nem por brincadeira", diz ela. Em 2011, Priscila Machado viu sua coroação ameaçada quando, na véspera da final, surgiram fotos dela seminua. À época, ela se defendeu dizendo que as fotos foram feitas em outro contexto, e sua publicação nunca foi autorizada. A direção do Miss Brasil 2011 aceitou o argumento, e manteve Priscila no posto de miss Brasil 2011.

Do Brasil para o Universo

Ao ser coroada miss Brasil, a primeira reação de Gabriela foi ir às nuvens. Logo em seguida, voltou à Terra, puxada pelo peso da coroa. "Quando eu desci do palco, apareceram seguranças me escoltar. Ali eu percebi que minha vida mudou." 

Isso tudo piora agora. Se para o Miss Brasil o preparo já foi exaustivo, com uma maratona de ensaios, dieta e exercícios, a tendência é que essa rotina se intensifique. A ideia é deixar Gabriela nas dimensões exigidas para representar o Brasil no Miss Universo, cuja final será 19 de dezembro, em Las Vegas (EUA).

"Quero manter o corpo, mas devo intensificar a malhação. Isso é algo que vou ver com os coordenadores do [concurso]", diz a gaúcha, que já se acostumou à dieta de miss. Segundo Gabriela, ela não sentiu nenhum "desejo de grávida" de comer algo após vencer o Miss Brasil.

A propósito de desejo e gravidez, a nova miss Brasil está solteira --e não exatamente por opção. Existe alguém, mas que não está interessado nela. Pelo menos, não estava. Por acaso ela considera que o título de miss Brasil aumente as chances? "Acredito que não mude nada", diz Gabriela, para quem uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Por enquanto, a bela está amando e conhecendo melhor a rotina de miss --a coroação de um flerte iniciado há três anos e três mil km dali, em Bento Gonçalves, e que pode virar algo mais sério daqui a três meses.