Topo

Chile é abalado por tremor dois dias após terremoto de magnitude 8,2

De Iquique (Chile)

04/04/2014 00h34

Um tremor secundário de magnitude 6,1 atingiu nesta quinta-feira (3) o norte do Chile, dois dias após o forte terremoto de magnitude 8,2 que abalou a mesma região e provocou seis mortes.

O terremoto desta quinta ocorreu às 22h37 locais, e seu epicentro foi situado 62 quilômetros a sudoeste da cidade de Iquique (norte do país), a uma profundidade de 40,2 km, informou o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.

"Não há informação sobre vítimas, danos ou alteração dos serviços básicos em consequência do tremor", destacou o Bureau Nacional de Emergências.

Segundo o Shoa (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha), não foi emitido alerta de tsunami.

Abalos anteriores

Na quarta-feira, outro tremor secundário, de 7,6 graus, sacudiu o extremo norte do Chile às 23h43 local, com epicentro situado 45 quilômetros a sudoeste da cidade de Iquique.

O Shoa emitiu um alerta de tsunami, cancelado duas horas depois.

Na terça-feira, às 20h46 local, um terremoto de 8,2 graus abalou as regiões de Arica, Iquique e Antofagasta, no norte do Chile, provocando ondas de até dois metros no litoral chileno.

O epicentro do tremor foi localizado no mar, 89 quilômetros a sudoeste de Cuya, em Iquique, a uma profundidade de 38,9 quilômetros, segundo o Centro Sismológico chileno.