TSE decide cassação de Moro, e STF julga extinção de pena de José Dirceu
Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.
********
O julgamento que pode cassar o mandato de Sergio Moro no Senado será retomado nesta terça-feira, no Tribunal Superior Eleitoral, mesmo dia em que a Câmara faz audiência pública sobre os 10 anos da Lava Jato com a presença de Deltan Dallagnol.
Ainda na terça, o STF retoma o julgamento do habeas corpus em que o ex-ministro José Dirceu pede a extinção da pena por corrupção passiva na Lava Jato.
No cenário econômico, expectativa para a divulgação, na quarta, da ata da última reunião do comitê de política monetária do Fed, o banco central dos Estados Unidos. Analistas econômicos esperam que o relatório dê pistas sobre o rumo dos juros americanos nos próximos meses.
****************
SEGUNDA, 20
O governador do Rio Grande do Sul será entrevistado no programa 'Roda Viva', da TV Cultura. Eduardo Leite encara o desafio de reconstruir o estado, devastado por enchentes, e disputa com o governo federal os créditos pelo enfrentamento da crise.
O ex-assessor internacional da presidência, Filipe Martins, deve ser interrogado na Justiça Federal de Brasília na ação em que ele é acusado de ter feito um gesto supremacista em 2021. Martins foi absolvido em 1ª instância, mas o MP recorreu.
A cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, realiza a Marcha do Silêncio por verdade e justiça sobre os desaparecidos na ditadura militar. Desde a retomada da democracia no país, em 1985, mães e familiares denunciam o silêncio dos comandantes militares diante do tema.
Em Londres, na Inglaterra, o caso do pedido de extradição de Julian Assange deve ser analisado pela Suprema Corte. Os EUA pedem a liberação do fundador do WikiLeaks para que ele enfrente 18 acusações de espionagem por ter divulgado dados confidenciais militares do país, registros e telegramas diplomáticos.
****************
TERÇA, 21
O STF deve retomar o julgamento de habeas corpus em que José Dirceu pede a extinção da pena por corrupção passiva na Lava Jato.
A Câmara dos Deputados realiza audiência pública sobre os 10 anos da Lava Jato com a presença confirmada de Deltan Dallagnol.
Newsletter
PRA COMEÇAR A SEMANA
Receba todo domingo uma agenda com os principais eventos da semana e saiba por que serão importantes.
Quero receberComissão de Constituição e Justiça da Câmara pode votar projeto que autoriza proprietários de terras a chamar a polícia para retirada de invasores sem ordem judicial. Também está na pauta o projeto de lei que suspende o decreto das armas.
O Tribunal Superior Eleitoral retoma o julgamento de Sergio Moro. O senador é acusado por PL e PT de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Ele foi absolvido pelo TRE do Paraná.
****************
QUARTA, 22
Comissão de Minas e Energia da Câmara realiza audiência com o ministro Alexandre Silveira, que esteve no centro das discussões que levaram à queda do presidente da Petrobras Jean Paul Prates na semana passada.
Supremo Tribunal Federal retoma julgamento de ações contra assédio judicial a jornalistas.
Nos Estados Unidos, o comitê de política monetária do Banco Central, o Fed, divulga a ata da última reunião. O relatório pode trazer indicações sobre o ritmo da queda de suas taxas de juros.
****************
QUINTA, 23
Lula recebe visita oficial do presidente do Benin, Patrice Talon.
Conselho Monetário Nacional se reúne para discutir e deliberar sobre a política econômica do país.
****************
SEXTA, 24
O IBGE divulga dados sobre a covid-19 da Pnad Contínua. Entre os dados, a ocorrência da doença, vacinação da população e persistência de sintomas após a enfermidade.
****************
SÁBADO, 25
Na França, o diretor George Lucas recebe a Palma de Ouro honorária no festival de Cinema de Cannes.
****************
Deixe seu comentário