Topo

EUA quer centralizar regras para veículos autônomos

19/09/2016 22h27

Nova York, 20 Set 2016 (AFP) - O governo dos Estados Unidos apresentou nesta segunda-feira um guia de normas para desenvolver com segurança a circulação e a comercialização de carros autônomos.

Washington quer centralizar regulamentações sobre aspectos técnicos para esses veículos que se deslocam sem motorista.

As novas normas dizem respeito a todas as companhias de automóveis e tecnológicas vinculadas a esse tipo de veículos, disse o departamento de Transporte americano.

A regulamentação inclui compartilhar com o governo dados e informações sobre as tecnologias antes de testá-las em situações reais.

A Casa Branca busca acalmar a inquietação pública após a morte de um homem, em maio, em um acidente quando se deslocava em um Model S da Tesla com o sistema de piloto automático ativado.

O governo quer aplicar um sistema de pré-aprovação das tecnologias antes de que sejam testadas. Isso deveria simplificar os trâmites burocráticos que são requeridos atualmente.

O potencial dos carros autônomos, que junto com os elétricos são considerados os autos do futuro, gerou uma corrida entre Detroit, berço da indústria automotriz americana, e o Vale do Silício, templo da tecnologia e inovação. As companhias de ambos os lados batalham para chegar primeiro a esse setor do mercado americano antes de 2020.

lo/jld/lp/db/lr

TESLA MOTORS