Topo

Barack Obama, oito anos no poder em números

Em Washington

06/11/2016 09h10

Barack Obama conhecerá seu sucessor no próximo dia 8 de novembro e deixará a Casa Branca em 20 de janeiro de 2017. Confira abaixo alguns dados de seus dois mandatos consecutivos (2009-2016).

1
Primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos. Todos os que o precederam eram brancos.


2
Barack e Michelle Obama têm duas filhas: Malia, de 18 anos, e Sasha, de 15, às quais o presidente se refere com frequência - seja em público, seja em privado.


"Minhas filhas são fantásticas, inteligentes, graciosas. A idade de ouro é entre os 6 e os 12 anos. Queriam estar apenas com a gente. Depois te amam, mas já não têm tempo para você".

5
O índice de desemprego nos Estados Unidos foi de 5% em setembro passado, duas vezes menos do que em outubro de 2009, quando Obama herdou a pior crise econômica do país desde a Grande Depressão, ao assumir o cargo.

20
O número de crianças mortas em 14 de dezembro de 2012, durante um tiroteio em uma escola do Ensino Fundamental em Newton, no Estado de Connecticut. "O pior dia da minha presidência", desabafou Obama, que, ainda assim, não conseguiu aprovar sua reforma por um controle mais rígido para compra e posse de armas de fogo no país.

44 (ou melhor, 43)
Ao vencer as eleições em 4 de novembro de 2008, Barack Obama se tornou o 44º presidente dos Estados Unidos - embora, na verdade, seja o 43º. Grover Cleveland, que foi presidente durante dois mandatos não consecutivos no final do século XIX, foi contado duas vezes.

60
O número de detentos que permanecem no presídio militar de Guantánamo, instalado na ilha de Cuba depois dos atentados do 11 de Setembro. Desde que chegou à Casa Branca, Obama promete fechar esse centro de detenção, símbolo dos excessos dos Estados Unidos em sua luta contra o terrorismo. Fracassou.

8.400
É o número de soldados americanos que continuarão no Afeganistão ao fim do governo Obama. Ao reconhecer a fraqueza das forças de segurança afegãs, o presidente se viu obrigado, em etapas, a renunciar a sua promessa inicial: retirar todas as tropas americanas até o fim de 2016.

US$ 787 bilhões 
O montante de seu gigantesco plano de reativação da economia, adotado pelo Congresso apenas um mês depois de tomar posse para conter a espiral decrescente da primeira economia do mundo.