Topo

Grã-Bretanha emite moeda comemorativa dos 100 anos do naufrágio do Titanic

17/02/2012 15h22

LONDRES, 17 FEV (ANSA) - A Casa da Moeda Britânica, Royal Mint, emitiu hoje uma moeda comemorativa de cinco libras esterlinas para recordar o centenário do naufrágio do transatlântico Titanic em 1912.

O desenho, feito pelo gravador oficial da Royal Mint, Lee Robert Jones, mostra a Thane, deusa da morte, que aparece no Memorial Titanic, em Belfast, olhando para o famoso navio partindo para o Oceano Atlântico em sua primeira e última viagem.

"Meu desenho se baseia na trágica história do transatlântico", afirmou Jones. "Thane, a deusa da morte, reflete o significado do evento ao simbolizar o respeito e a dor pela perda ocorrida", detalhou.

O diretor de Serviços Históricos do Museu Royal Mint, Kevin Clancy, afirmou que, apesar de terem passado 100 anos, "não diminuiu o interesse na viagem inaugural do Titanic, como tampouco nas histórias pessoais de quem estavam a bordo ou nos avanços do icônico navio como grande conquista da engenharia britânica".

O Titanic, que, em sua época, foi a maior embarcação de passageiros do mundo, iniciou sua viagem inaugural em 10 de abril de 1912, saindo do porto inglês de Southampton em direção a Nova York com 2.223 passageiros a bordo.

Quatro dias depois, o transatlântico colidiu com um iceberg nas águas geladas do Atlântico Norte e naufragou em apenas três horas, provocando a morte de 1.500 pessoas.