Topo

França comemora hoje o seu dia nacional

Militares participaram da parada de 14 de julho nesta segunda, em Paris - Alain Jocard/AFP
Militares participaram da parada de 14 de julho nesta segunda, em Paris Imagem: Alain Jocard/AFP

14/07/2014 15h23

Os militares franceses e de outras 70 nações participaram, nesta segunda-feira (14), da tradicional parada de 14 de julho, dia nacional francês, realizada na avenida Champs-Elysées, em Paris. Neste ano, a parada celebra também o centenário da Primeira Guerra Mundial.

Desfilando entre o Arco do Triunfo e a Praça da Concórdia, havia, inclusive, jovens do Serviço Civil Nacional italiano e granadeiros da Sardenha, região da Itália. Também representando a Itália, esteve presente a ministra da Defesa, Roberta Pinotti, convidada da tribuna presidencial. "Este 14 de julho não é como os outros", declarou o presidente da França, François Hollande, recordando que, há cem anos, "soldados do mundo inteiro chegaram para nos salvar".

Em comunicado aos franceses na televisão, Hollande pediu que o povo fale bem de seu país. "Não peço que falem bem do governo, mas que falem bem de seu país". De acordo com o presidente, os franceses têm a tendência de denegrir a própria nação, uma atitude que pode se tornar viral.

Nos dias anteriores, alguns nostálgicos das ex-colônias e o partido de extrema direita Fronte Nacional se enfureceram com a decisão de Hollande de convidar para a parada militares argelinos e vietnamitas.

Hollande foi vaiado durante as celebrações. De acordo com o canal de televisão RTL, o presidente foi recebido desta forma por alguns espectadores da parada, que desejavam "manifestar sua desaprovação em relação às políticas do governo". Também de acordo com a RTL, a polícia realizou uma dezena de prisões de manifestantes mais turbulentos.