Topo

Carta inédita de 1860 revela ansiedade do futuro presidente Abraham Lincoln

Carta inédita escrita por Abraham Lincoln em 1860 - Reprodução/Fox News
Carta inédita escrita por Abraham Lincoln em 1860 Imagem: Reprodução/Fox News

Em Washington

29/07/2014 19h12

Uma carta inédita escrita por Abraham Lincoln mostra o nervosismo do então futuro presidente dos Estados Unidos, não completamente à vontade com a fama crescente. De acordo com a 'Fox News', a carta é datada de 6 de março de 1860 e possui o selo postal de Hartford, em Connecticut.

O documento revela que a mente de Lincoln estava concentrada em sua família, apesar do sucesso de seu histórico discurso feito meses antes na Universidade de Ciências e Artes Cooper Union, em Nova York, alimentando os rumores de que poderia se tornar presidente do país.

Mas, apesar de ter o consenso a seu favor, Lincoln recusa o convite para falar em Nova Jersey, dizendo se sentir "inadequado" para seguir com as obrigações e que gostaria de voltar para casa. "Não posso falar em Nova Jersey. Desta vez prolonguei o meu tempo. Senti alguma coisa na minha família e, realmente, estou nervoso e sou inadequado para cumprir o emprenho que demonstrei em Connecticut. Você pode me desculpar?", diz a carta.

A carta, avaliada em US$ 40 mil (cerca de R$ 88), foi doada pelo colecionador de documentos históricos de Filadélfia Nathan Raab, presidente da homônima sociedade.

De acordo com Raab, o documento demonstra que nem sempre Lincoln era "um ícone estóico" e que teve períodos de dúvida e ansiedade como qualquer pessoa.

"Daquela sua histórica viagem permanece um punhado de cartas, uma joia para qualquer colecionador", afirma Raab. Na época, Lincoln escreve uma carta a sua mulher, Mary Todd Lincoln. "Não pude fugir deste cansaço. Se eu soubesse, não crio que teria vindo. Beije as crianças por mim", diz a carta.

"Esta carta permite ver a transição de Lincoln como político local para figura de primeiro plano e conhecer melhor a sua história como pessoas e não como político", explica o colecionador.