Topo

Milhares protestam contra o BCE em Nápoles

02/10/2014 07h33

NÁPOLES, 02 OUT (ANSA) - Um grupo de cerca de quatro mil manifestantes se reúne em Nápoles para protestar contra as ações do Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira (02) no continente. Chamado de "Block BCE", o grupo afirma que a entidade é responsável pela "precariedade, pobreza, desemprego e especulação" e pede que a Itália "se livre" do BCE. Está marcada para hoje uma reunião dos membros da entidade na cidade.   

Várias lojas fecharam as portas enquanto os manifestantes caminhavam pelas ruas, mas aplaudiam a atitude das pessoas. "Foi feito um terrorismo midiático e vocês não ter que ter medo de nós, mas de Draghi [presidente do BCE] e de quem está na reunião", disse Alfonso De Vita, um dos líderes do movimento. Entre os manifestantes, estão jovens estudantes, movimentos em defesa do emprego e de trabalho e alguns cidadãos ucranianos com cartazes chamando a União Europeia de "vergonha" pela sua atitude com a Ucrânia. Além deles, mães de família estão no protesto pedindo mais moradia e mais trabalho para sustentar as suas famílias.   

Um dos líderes do protesto guiava parte do protesto afirmando que quem sofre com as medidas de austeridade do BCE "somos todos nós" e bradava "Não ao BCE, não à austeridade". A Itália enfrenta uma grave crise econômica há mais de sete anos e sofre para conseguir atingir as metas propostas pelo Banco Central Europeu. Ontem (01), o governo francês também se rebelou contra a política de austeridade e disse que a França não cumprirá a meta imediatamente. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.