Topo

Francisco lembra Bento XVI em seu aniversário de 88 anos

16/04/2015 10h03

CIDADE DO VATICANO, 16 ABR (ANSA) - O papa Francisco recordou hoje, dia 16, o aniversário do papa emérito Bento XVI, que completa 88 anos.   

"Quero recordar que hoje é o aniversário do Papa Bento XVI. Eu ofereci a missa para ele e também convido todos a rezarem por ele, para que o Senhor o ajude e lhe dê muita alegria e felicidade", disse, após missa na Casa de Santa Marta.   

Afastado do Pontificado desde 2013 por motivos de saúde, Joseph Ratzinger não participará de nenhuma celebração pública e deve ficar recolhido em oração, como informou a "Rádio Vaticano".   

Seu secretário particular, Georg Gänswein, disse recentemente que Bento XVI "está bem para sua idade" e que passeia todos os dias nos jardins vaticanos. Ele agora usa andador quando sai e bengala dentro de casa.   

Gänswein ainda disse, em entrevista ao programa italiano "VideoNews" que o papa emérito "pensa e se prepara para a morte". "Está claro que, com essa idade, ele pensa nisso. Nós conversamos sobre isso diversas vezes, apesar de ser uma pessoa muito discreta e reservada", acrescentou.   

Histórico - Eleito Pontífice em 19 de abril de 2005, o alemão Joseph Ratzinger decidiu abandonar a liderança da Igreja Católica por motivos pessoais. Ele alegou sentir cansaço e falta de saúde para cumprir com os compromissos que o cargo lhe impunha.   

No entanto, vaticanistas e fontes próximas à Santa Sé afirmaram que desavenças na cúpula teriam feito Bento XVI optar pela renúncia. Ele ficou no cargo até 28 de fevereiro de 2013.   

Atualmente, Ratzinger detém o título de papa emérito Bento XVI e vive no Convento Mater Ecclesiae, dentro do Vaticano. O último Pontífice que tinha renunciado ao cargo foi Gregorio XII, em 1415. (ANSA) http://www.papafrancesconewsapp.com/por/
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.