Topo

Em grampo, brasileira chama Berlusconi de 'papaizinho'

O ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi é investigado por corrupção contra o sistema judiciário e falso testemunho - Stefano Rellandini - 9.mai.2014/Reuters
O ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi é investigado por corrupção contra o sistema judiciário e falso testemunho Imagem: Stefano Rellandini - 9.mai.2014/Reuters

Em Milão

04/07/2015 16h01

Novas interceptações telefônicas da Justiça italiana divulgadas neste sábado (4) mostram uma conversa entre Aris Espinoza e a brasileira Iris Berardi, ambas frequentadoras assíduas das famosas festas que Silvio Berlusconi promovia em suas mansões quando era primeiro-ministro.   

Na conversa, gravada no último dia 21 de janeiro, Iris conta à amiga que está vendo o ex-premier na TV. Em determinado momento, ela diz sentir saudades do líder conservador, chamando-o de "papaizinho". Aris responde concordando com a brasileira e acrescenta: "Mas eu sinto falta da mesada do papai".   

As duas estão sendo investigadas no inquérito "Ruby Ter", que pode levar Berlusconi ao banco dos réus por corrupção contra o sistema judiciário e falso testemunho. Segundo a Procuradoria de Milão, o ex-primeiro-ministro teria pago para manter 21 mulheres em silêncio nas audiências do processo "Ruby", no qual ele foi absolvido dos crimes de prostituição de menores e abuso de poder.   

Entre as pessoas que teriam sido corrompidas por ele, estão Iris Berardi e a própria Ruby, nome de trabalho da ex-acompanhante marroquina Karima el Mahroug. O inquérito aponta que, entre 2010 e 2014, o ex-premier desembolsou mais de 10 milhões de euros para subornar as mulheres que frequentavam suas festas.   

A brasileira é uma das peças-chave do caso e também pode ser julgada. De acordo com a Procuradoria, ela participou de orgias em Arcore - uma das mansões do ex-primeiro-ministro - quando ainda era menor de idade. No entanto, a jovem nega ter feito sexo com Berlusconi, apesar de um suposto diário seu dizer o contrário.   

Veja abaixo o diálogo entre Iris e Aris interceptado pela Justiça:

Iris - O papai está na TV com uma loira, amiga.   

Aris - Em qual canal? Iris - Canal... Agora estão mostrando [o ministro do Interior Angelino] Alfano.   

Aris: Berlusconi e Alfano.   

Iris: Aaa, mas papai... Estava bonito, sorridente...   

Aris: Ah, achei.   

Iris: O papaizinho nos faz falta.   

Aris: Sim, eu sinto falta da mesada do papai.   

Iris: Haha. Ai, amiga, pobrezinho... Mas também me faz falta a mesada, devo admitir. Mas amiga, te juro, ele me faz muita falta.   

Aris: Sim, a mim também, amiga.   

Iris: Amiga, ninguém conta piadas melhor que ele... Aquelas historinhas, como ele diz.   

Aris: Sim.