Topo

Premiê canadense recebe refugiados sírios em aeroporto

Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (à esq.) cumprimeta Madeleine Jamkossian (à dir.) e seu pai Kevork Jamkossian, refugiados vindos da Síria que chegaram ao Canadá - Nathan Denette/The Canadian Press via AP
Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau (à esq.) cumprimeta Madeleine Jamkossian (à dir.) e seu pai Kevork Jamkossian, refugiados vindos da Síria que chegaram ao Canadá Imagem: Nathan Denette/The Canadian Press via AP

Em Toronto

11/12/2015 15h07

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi pessoalmente ao aeroporto internacional Pearson, em Toronto, para receber um grupo de 164 refugiados sírios.

O grupo foi transportado por um avião militar canadense, como parte do plano do novo premiê para abrigar 25 mil refugiados até o fim do próximo mês de fevereiro. O voo partira de Beirute, no Líbano, mas antes outras pessoas já haviam feito o mesmo trajeto em aeronaves civis.

Entre os 164 beneficiados pelo Canadá estão sírios que viviam no Líbano, na Jordânia e na Turquia, e a preferência foi dada a indivíduos "vulneráveis", como famílias sustentadas por mães solteiras ou pessoas doentes.

Em setembro passado, quando Trudeau ainda não havia chegado ao poder, a política de acolhimento canadense foi duramente questionada, principalmente após a divulgação da notícia de que o governo conservador do então premiê Stephen Harper negara refúgio à família do menino sírio Aylan Kurdi.

Por conta disso, os pais da criança que virou símbolo da atual crise de refugiados decidiram fazer uma travessia marítima entre Turquia e Grécia ao lado dos filhos, mas a viagem terminou em tragédia. Apenas o pai sobreviveu, e a foto do pequeno Aylan deitado na areia de uma praia de Bodrum comoveu o mundo.