Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha fará estudo para detectar real expansão do novo coronavírus

Getty Images
Imagem: Getty Images

27/04/2020 12h04

A Espanha começa nesta segunda-feira (27) a fazer o maior estudo já realizado no país para verificar a real expansão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) por todo o território.

A pesquisa de soroprevalência, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Saúde Carlos III, os governos das províncias autônomas e o Instituto Nacional de Estatística, vai testar cerca de 90 mil pessoas e é voluntária, sendo que os pesquisadores fizeram um apelo para que os sorteados ajudem a entender o avanço da doença.

O estudo será feito em três fases: as pessoas serão testadas nas próximas duas semanas e, depois disso, será feita uma pausa de uma semana. Esse processo será repetido por mais duas vezes. Os primeiros resultados parciais já devem ser anunciados pelo governo espanhol depois da primeira fase. "Com os dados, poderemos ter uma estimativa da verdadeira magnitude da população espanhola que foi afetada por este vírus.

A informação obtida será de enorme relevância para a tomada de decisões de saúde pública em conjunto com o Estado", disse a diretora do Instituto de Saúde Carlos III, Raquel Yotti.

De acordo com Yotti, mais de 100 pessoas estão trabalhando há algumas semanas para organizar a pesquisa, considerada a "maior em magnitude" até o momento.

Até o momento, a Espanha é um dos países mais afetados pela Covid-19, com 229.422 casos confirmados da nova doença, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Foram contabilizados ainda 23.521 mortes - atrás de EUA e Itália.