Topo

Prédio 'geométrico' é vencedor de prêmio em projetos para futuro das cidades

17/03/2016 18h18

O Prêmio MIPIM de Arquitetura para Projetos Futuros anunciou em Cannes, na França, o vencedor da edição de 2016 - um projeto para um prédio de escritórios "homogêneo e geométrico" na Alemanha.

O projeto, do escritório Eller+Eller Archtekten também foi o vencedor na categoria Escritórios do prêmio, que selecionou os mais interessantes projetos arquitetônicos do mundo inacabados ou que não saíram do papel.

O campus Igara da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, foi o projeto vencedor na categoria Esportes e Estádios. O escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo criou um centro de educação esportiva que inclui um campo de futebol "flutuante".

Os 26 projetos finalistas deste ano foram selecionados entre dez categorias. Na categoria de Sustentabilidade, o vencedor foi o projeto Skyfarm (Ou Fazenda no Céu), que visa dar uma solução da falta de espaço para agricultura ou em áreas onde o solo é de baixa qualidade. O conceito é criar uma fazenda de vários andares, vertical.

Também foram selecionados projetos para estações de trens, centros culturais e prédios residenciais com local para trabalho e "incubadoras" de empresas.