Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia deve segurar pedidos de impeachment de Bolsonaro por enquanto

Maia deve segurar pedidos de impeachment por enquanto - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Maia deve segurar pedidos de impeachment por enquanto Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Samy Adghirni

27/04/2020 10h46

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, não vai endossar imediatamente pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com três parlamentares próximos a ele que não quiseram ser identificados.

Vários pedidos de impeachment do presidente foram apresentados ao Congresso na sexta-feira após a renúncia do ministro da Justiça, Sergio Moro, que entregou o cargo acusando Bolsonaro de tentar interferir nas investigações da Polícia Federal.

Maia prega cautela e quer que as acusações de Moro sejam totalmente investigadas antes de tomar uma decisão sobre a abertura de um processo de impeachment, disseram os parlamentares. Segundo eles, Maia acredita que não é o momento ideal para um processo de impeachment, já que o Brasil ainda tenta combater a pandemia de coronavírus.

Maia não respondeu a um pedido de comentário.

Moro acusou o presidente de tentar interferir em investigações da PF. Em discurso na sexta-feira, Bolsonaro disse que as acusações do ex-ministro não tinham fundamento.

Parlamentares por trás dos pedidos de impeachment alegam que Bolsonaro cometeu crime ao tentar interferir na Polícia Federal. Há mais de 20 pedidos de impeachment contra o presidente no Congresso (incluindo por má gestão da pandemia de coronavírus e apoio a protestos defendendo a volta dos militares) à espera da assinatura de Maia.