Topo

Revista satírica alemã anuncia capa com caricatura de Maomé

Em Berlim (Alemanha)

20/09/2012 04h43

A revista de humor alemã "Titanic" anunciou que publicará em sua edição de outubro uma capa com uma caricatura do profeta Maomé e Bettina Wulff, mulher do ex-presidente da Alemanha Christian Wulff, que renunciou ao cargo após um escândalo de tráfico de influência em fevereiro.

LEIA TAMBÉM

Livro "Os Versos Satânicos", que em 1989 provocou a ira de muçulmanos pelo mundo e levou o escritor Salman Rushdie a ter que viver escondido, não seria publicado hoje no atual clima de "medo e nervosismo", diz autor Leia Mais

Qualquer representação de Maomé vai contra os ensinamentos islâmicos - imagine então uma representação satírica. Entenda por que o filme foi considerado ofensivo por muçulmanos Leia Mais

O que está por trás da onda de protestos nos países árabes? Uma resposta é que a onda de revoltas políticas do ano passado, conhecida como a Primavera Árabe, é responsável Leia Mais

"Ocidente revolucionado: Bettina Wulff roda um filme sobre Maomé" é a possível manchete da revista, segundo anunciou seu diretor, Leo Fischer, em declarações publicadas nesta quinta-feira (20) na edição digital do jornal "Financial Times Deutschland".

A capa da revista, que será lançada dia 28 de setembro, mostra uma caricatura de Bettina Wulff nos braços de um guerreiro muçulmano com barba, turbante e um longo punhal que representa Maomé, segundo um esboço publicado pelo meio digital.

A sátira pretende ser "uma advertência contra filmes ofensivos mal feitos, mas principalmente contra celebridades ultrapassadas que querem se beneficiar da crítica barata contra o islã, afirmou o diretor da publicação.

Fischer ressaltou que sua revista não tem intenção de reproduzir as polêmicas caricaturas de Maomé publicadas pela publicação francesa "Charlie Hebdo", pois as considerou sem graça e grosseiras.

A "Titanic" reproduziu a polêmica caricatura do profeta Maomé publicadas em 2005 pelo jornal dinamarquês "Jyllands-Posten", que gerou protestos em vários países islâmicos.

Em 2006, a revista alemã foi protagonista de uma nova polêmica com a manchete "Comparação das religiões" e uma capa com quatro pênis de tamanhos diferentes, na qual o menor representava o islamismo.

A ex-primeira-dama alemã Bettina Wulff ocupou nas últimas semanas os meios de comunicação ao publicar suas memórias, que contam sua experiência como esposa do presidente e tentam afastar rumores sobre seu passado.