Topo

Santos deseja "liberdade real" para Colômbia no Dia da Independência do país

20/07/2014 13h52

Bogotá, 20 jul (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou neste domingo que deseja para o país, que comemora 204 anos de independência, um futuro de "liberdade real", em que a guerra faça apenas parte do passado.

"Queremos virar a página da guerra para sempre e que depois fique só a página branca do futuro: um futuro que será brilhante e feliz", afirmou o chefe de estado em mensagem dirigida aos compatriotas que vivem no exterior.

Santos destacou os avanços que obteve no primeiro mandado, iniciado em 2010, garantindo que agora a Colômbia está pronto para "uma paz justa, uma paz com verdade, uma paz com reconciliação".

"Quero garantir a vocês que seguiremos trabalhando pelo fim do conflito e para que se consolide a paz em todo nosso território", disse.

Além disso, aproveitou para garantir na data da independência que espera a "liberdade real: a liberdade da pobreza, a liberdade do atraso, a liberdade da injustiça, a liberdade da guerra".

Santos acompanhou uma cerimônia na catedral de Bogotá pela manhã, no primeiro evento oficial do Dia da Independência. Em seguida, participaria de desfile militar. Na parte da tarde acompanhará a instalação do novo congresso.