Topo

Governo e grupos armados do Mali chegam a acordo para roteiro de transição

24/07/2014 19h14

Bamaco, 24 jul (EFE).- O governo do Mali e seis grupos armados com os quais estava em negociações em Argel chegaram a um acordo para um roteiro de transição no país, segundo anunciou a presidência nesta quinta-feira em sua conta no Twitter.

O roteiro pactuado entre as partes representa o compromisso de todos eles de criar um marco para as futuras negociações de paz que permitam uma solução "global e negociada" ao conflito que assola o país há mais de dois anos.

Não foram divulgados ainda os detalhes deste roteiro, que estava sendo negociado desde o último dia 16 de julho na capital argelina.

Os seis grupos participantes das negociações representam as distinta etnias dos combatentes na faixa do Azawad, desde os tuaregues em suas distintas tendências (laicos ou islamitas) até a minoria árabe.

Estes grupos, apesar de terem assinado a paz com o governo do Mali, mantêm vivas suas reivindicações para um maior autogoverno nesta vasta região desértica do Mali, em conflito histórico com a maioria negro-africana do país.