Topo

Aviões de guerra lançam novos ataques contra posições do EI na Síria

24/09/2014 08h35

(Atualiza com versão do regime sírio).

Beirute, 24 set (EFE).- Aviões de guerra lançaram dez ataques nesta quarta-feira contra posições do grupo radical Estado Islâmico (EI) nas imediações da cidade de Al Bukamal, na província síria de Deir ez Zor, na fronteira com o Iraque, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG, que citou ativistas na região, afirmou que o som das aeronaves e a intensidade dos bombardeios é similar ao ataque de ontem dos aviões da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, mas não atribuiu a ela a autoria do novo ataque.

Os bombardeios de hoje tiveram como alvo quartéis e posições dos extremistas sunitas dentro e nos arredores de Al Bukamal, assim como seu polígono industrial.

Segundo a agência de notícias oficial síria "Sana", que entrevistou moradores de Al Bukamal, os ataques foram realizados pelos Estados Unidos e seus aliados ao amanhecer e atingiram a área industrial da localidade.

O ativista local Mohammed al Jalif disse ontem à Agência Efe que os ataques de segunda-feira nesta cidade atingiram a Escola Industrial - uma das bases do EI - e vários depósitos e postos de controle dos radicais.

Jalif afirmou que os jihadistas tinham proibido os moradores de sair à rua para comprovar os danos em suas instalações e que estavam levando os mortos e feridos ao Iraque.

Anteriormente, o Observatório tinha apontado que aviões procedentes da Turquia bombardearam alvos do EI nas imediações do enclave curdo de Kobani, na província síria de Aleppo.

O governo turco, no entanto, desmentiu que seu espaço aéreo e as bases americanas em seu território tenham sido usados nos ataques contra o EI.

A agência "Sana" afirmou que as aeronaves que realizaram bombardeios perto de Kobani eram da coalizão internacional, mas não informou sua procedência.

Na noite de segunda-feira, os EUA anunciaram que tinham iniciado junto com outros países aliados os ataques aéreos contra o EI no território sírio.

Os bombardeios de ontem atingiram alvos do EI nas províncias sírias de Al Hasaka, Al Raqqah, Deir ez Zor e Aleppo.

O EI proclamou um califado no final de junho na Síria e no Iraque, onde conquistou amplas partes de seu território.