Topo

Marina critica promessas descumpridas de Dilma durante carreata no Rio

03/10/2014 18h29

Rio de Janeiro, 3 out (EFE).- A candidata do PSB à presidência, Marina Silva, criticou nesta sexta-feira as promessas descumpridas da atual presidente, Dilma Rousseff, durante uma carreata pelas ruas da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A segunda colocada nas pesquisas declarou que a atual governante, favorita para vencer as eleições de domingo com 40% das intenções de voto, não cumpriu durante seu mandato as promessas realizadas para lutar contra a corrupção, e atacou sua gestão na economia e em determinados temas sociais.

"A presidente em 2010 ganhou eleição prometendo fazer 6 mil creches e só fez 400. Disse que ia manter o país crescendo, e o crescimento é baixíssimo", declarou Marina, que também criticou o aumento da inflação durante o mandato de Dilma.

Os economistas preveem que a economia do Brasil só crescerá 0,29% neste ano e a inflação dos últimos 12 meses se encontra próxima a 6,5%, teto máximo tolerado pelo governo.

A candidata do PSB, que cunhou o termo "velha política" para referir-se tanto à atual presidente como ao candidato do PSDB, Aécio Neves, disse que se vê no segundo turno do pleito e solicitou o apoio dos cidadãos para "renovar" a política do país.

"É uma alegria a manifestação espontânea das pessoas. É assim que se faz. Não é com o dinheiro da corrupção, com a calúnia e com a mentira. A postura é de ter coragem de mudar o Brasil com respeito ao dinheiro público", declarou Marina.

Perguntada sobre o empate técnico com o candidato Aécio Neves, apontado na última pesquisa do Datafolha, Marina garantiu que estará no segundo turno contra Dilma.

"Com o tempo de TV igual (no segundo turno) ganharemos de Dilma. PT e PSDB se acostumaram nos últimos 20 anos um com o outro. O PT quer o PSDB e o PSDB quer o PT, só que dessa vez eles estão enfrentando a terceira força, que é a sociedade brasileira", concluiu Marina.