Topo

Conversas sobre programa nuclear do Irã são prorrogadas até julho, diz fonte

24/11/2014 11h36

Pequim, 24 nov (EFE).- Teerã e o grupo G5+1 decidiram ampliar o prazo das negociações sobre o programa nuclear do Irã "até, mais provavelmente, 1º de julho", segundo assegurou uma fonte próxima às negociações à agência oficial chinesa "Xinhua".

A fonte, que pediu anonimato, não revelou onde seria realizado o próximo encontro entre as partes.

Previamente, uma fonte próxima à delegação negociadora iraniana disse à agência semi-oficial "Isna" que Teerã e o G5+1 tinha decidido ampliar o prazo das negociações sobre o programa nuclear do Irã.

As conversas estão ocorrendo em Viena, na Áustria, onde deveria ter se alcançado hoje um acordo para colocar fim a mais de uma década de crise nuclear.

Ontem, uma fonte da delegação negociadora iraniana afirmou à "Isna" que, se não fosse alcançado um texto definitivo ontem à noite, Teerã iria propor uma extensão do prazo.

Os ministros das Relações Exteriores e as equipes negociadores das seis potências do 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Alemanha, França e Reino Unido) e o Irã realizaram hoje longas reuniões para se chegar a um acordo.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou antes de se reunir com o chanceler iraniano, Mohammad Yavad Zarif, que o objetivo é "chegar a um acordo completo".

Wang apresentou os dois cenários mais factíveis para esta negociação: algum tipo de acordo, que poderia ser não definitivo e precisar de mais debates, ou diretamente prolongar os contatos, como parece ter ocorrido.