Topo

Reino Unido treinará tropas ucranianas para combater separatistas pró-Rússia

24/02/2015 17h44

Londres, 24 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou nesta terça-feira que o Reino Unido enviará equipes militares à Ucrânia para treinar as tropas locais e assessorar Kiev na luta contra os separatistas pró-Rússia.

Cameron disse no parlamento que os soldados britânicos chegarão à Ucrânia nas próximas semanas, e ressaltou que o Reino Unido vai defender com veemência o endurecimento das sanções contra a Rússia caso os termos do cessar-fogo estipulados em Minsk sejam quebrados.

O chefe de governo do Reino Unido afirmou que seu país já entregou a Kiev materiais militares, como óculos de visão noturna e colete à prova de balas, apesar de ressaltar que "ainda não está na fase de fornecer equipamentos letais".

"Vamos enviar equipes para dar assessoria e diversos tipos de treinamento, desde inteligência tática até logística e assistência médica", explicou o primeiro-ministro.

Londres colaborará com Kiev para desenvolver um "programa de infantaria" que aumente a "resistência" das forças ucranianas que combatem no leste do país.

"Isso requereria bastante pessoal, que estará afastado da zona de conflito. Acho que este é o tipo de ajuda que devemos fornecer", afirmou Cameron.

Segundo o primeiro-ministro, serão enviados à Ucrânia 75 membros do exército britânico, que se dividirão em quatro equipes: inteligência, logística, infantaria e médica.

Cameron insistiu que seria "profundamente prejudicial" se a União Europeia (UE) não pressionar a Rússia com suficiente força para acabar com seu apoio aos separatistas na Ucrânia.

O premiê britânico afirmou que será um "milagre" se os termos do cessar-fogo estipulados no último dia 12 forem cumpridos totalmente, e pediu aos governos europeus para se prepararem para aumentar as sanções contra Moscou caso o governo russo continue colaborando com o avanço das milícias separatistas.