Topo

Coreia do Norte cancela convite para visita de Ban Ki-moon

19/05/2015 23h50

Seul, 20 mai (EFE).- A Coreia do Norte cancelou seu convite para a visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao complexo industrial intercoreano de Kaesong, situado em território norte-coreano, que estava prevista para esta quinta-feira.

O próprio Ban informou nesta quarta-feira (data local) sobre o cancelamento ao discursar em um fórum realizado em Seul, e disse que lamenta a decisão das autoridades de Pyongyang, segundo a agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

O cancelamento acontece apenas um dia depois que o secretário-geral das Nações Unidas anunciou que visitaria o polígono intercoreano de Kaesong no dia 21 de maio.

O diplomata sul-coreano, que se encontra em seu país natal por causa do Fórum Mundial da Educação, na cidade de Incheon, seria o primeiro dirigente da ONU a visitar o polígono industrial conjunto, aberto em 2004 e principal vestígio do período de aproximação entre as duas Coreias na última década.

Ban também seria o primeiro secretário-geral das Nações Unidas a visitar a Coreia do Norte em mais de 20 anos, já que o último a viajar ao hermético país foi o egípcio Boutros-Ghali, em 1993.

"No início desta manhã, a Coreia do Norte nos informou de forma repentina, através de um canal diplomático, que estava cancelada a permissão concedida pelas autoridades norte-coreanas para minha visita ao complexo industrial de Kaesong", disse Ban em seu discurso.

"Eles não deram nenhum tipo de explicação sobre os motivos do cancelamento. Esta decisão tomada por Pyongyang é lamentável", acrescentou.

Ban tinha previsto visitar Kaesong na quinta-feira para se reunir com os empresários sul-coreanos e operários norte-coreanos que trabalham no parque industrial e enviar uma mensagem de reconciliação para toda a península.

"Como secretário-geral da ONU, não economizarei nenhum esforço para pressionar a Coreia do Norte para que coopere com a comunidade internacional pelo bem da península coreana e pela paz e a estabilidade", frisou Ban em seu discurso de hoje.

O cancelamento de sua visita ocorre em um momento marcado pela tensão entre as duas Coreias, que permanecem tecnicamente em conflito, já que a Guerra da Coreia (1950-53) foi concluída com um cessar-fogo, e não com um tratado de paz.

Além das tensões militares, há meses Pyongyang e Seul não conseguem chegar a um acordo sobre os salários dos operários norte-coreanos de Kaesong.