Topo

EUA celebram anúncio de cessar-fogo unilateral das Farc

08/07/2015 17h04

Washington, 8 jul (EFE).- O governo dos Estados Unidos celebrou nesta quarta-feira o anúncio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de um cessar-fogo unilateral de um mês a partir do próximo dia 20 de julho para diminuir a intensidade do conflito.

"Damos as boas-vindas a qualquer tipo de cessar-fogo sincero e crível", disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado americano, Mark Toner, em sua entrevista coletiva diária.

O porta-voz afirmou não ter visto os detalhes do anúncio das Farc, feito em um momento crítico no processo de paz pela intensificação do conflito na Colômbia nas últimas semanas, depois da suspensão do cessar-fogo indefinido que a guerrilha decretou em dezembro de 2014.

Com o cessar-fogo temporário, as Farc procuram "criar condições favoráveis para avançar" com o governo colombiano na "concretização da cessação ao fogo bilateral e definitivo", anunciou hoje o Secretariado do Estado-Maior das Farc.

A recente intensificação do conflito colombiano afetou a mesa de conversas entre o governo colombiano e a guerrilha em Havana, que negociam o sensível ponto da reparação às vítimas, que começou a ser discutido em agosto do ano passado.

O próprio chefe dos negociadores do governo, Humberto de la Calle, admitiu em entrevista divulgada no fim de semana que os diálogos de paz com as Farc atravessam o "pior momento" desde seu início e advertiu que o processo "está chegando a seu fim, por bem ou por mal".

Os Estados Unidos reforçaram este ano seu apoio às conversas entre o governo colombiano e as Farc com a nomeação em março de um enviado especial para o processo de paz, Bernie Aronson.

Aronson não participa da mesa de conversas na capital cubana, já que os Estados Unidos não fazem parte do processo, mas mantém reuniões com ambas as partes em apoio à agenda do governo colombiano.