Topo

Palestinos atacam 30 israelenses que visitaram santuário na Cisjordânia

Em Jerusalém

18/10/2015 06h55

Trinta israelenses foram atacados nas últimas horas por palestinos quando tentavam visitar sem a autorização requerida o túmulo de José no distrito cisjordaniano de Nablus, informaram neste domingo forças de segurança israelenses.

"O Exército israelense recebeu informações que vários veículos entraram em Nablus para visitar o túmulo (queimado na sexta-feira em um incêndio provocado por jovens palestinos) e ali surgiu um confronto com residentes palestinos", explicou Agência Efe uma porta-voz militar israelense.

A fonte disse que o grupo conseguiu deixar a região graças à colaboração da polícia palestina.

A porta-voz da Polícia israelense Luba Samri assinalou por sua parte em comunicado que o grupo era integrado por jovens estudantes de um seminário rabínico de Jerusalém e que cinco deles ficaram feridos no fato e outros cinco foram detidos e postos sob disposição policial, entre eles três menores.

Os agressores queimaram um dos veículos da comitiva israelense.

A polícia reiterou que está proibida a entrada de israelenses na "zona A", onde a Autoridade Nacional Palestina (ANP) tem completo controle administrativo e de segurança, e que aqueles que o fazem põem em perigo sua vida.