Topo

Furacão Patricia perde força ao avançar sobre território mexicano

Da Efe, na Cidade do México

24/10/2015 03h01

O furacão Patricia perdeu força na noite desta sexta-feira (23) e foi rebaixado para a categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, após ter tocado o solo durante a tarde no nível 5, mas as autoridades mantêm o alerta para potenciais efeitos do fenômeno, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

Em seu boletim das 22h15 locais (1h15 de Brasília do sábado), o SMN relatou que Patricia seguirá se movimentando sobre a terra, atingindo as localidades de Talpa de Allende, Ayutla, Gallinero, Atengo e Mixtlán, no estado de Jalisco.

"Se prevê que (Patricia) siga como um furacão intenso pelo restante da noite, provocando chuvas de intensas a torrenciais, além de violentas rajadas de vento e ressaca marítima nos estados do Pacífico Central", advertiu o órgão.

O sistema de baixa pressão se encontra a 30 quilômetros a sudeste de Talpa de Allende e a 75 quilômetros a sudeste de Puerto Vallarta, em Jalisco, e avança rumo ao norte-nordeste a 31 km/h.

Patricia está gerando neste momento ventos constantes de 215 km/h, com rajadas de 260, segundo o SMN, que mantém o aviso de prevenção por efeitos do furacão na região que vai de San Blas, no estado de Nayari, até Punta San Telmo, em Michoacán.

De acordo com o boletim, o ciclone pode trazer chuvas intensas e torrenciais aos estados de Michoacán, Colima e Jalisco.

Também pode levar chuvas intensas a Durango, Nayari, Zacatecas, Aguascalientes, Guerrero e Guanajuato, assim como precipitações muito fortes em Coahuila, Nuevo León, e San Luis Potosí, e fortes em Tamaulipas e Sinaloa.

"A nebulosidade gerada por Patricia vem avançando gradualmente em direção ao centro do país e favorecerá a ocorrência chuvas fortes no Estado do México, Puebla, Hidalgo, Querétaro, Distrito Federal e Morelos", acrescentou o SMN.

O órgão meteorológico alertou à população sobre a possibilidade de deslizamentos em áreas montanhosas e de inundações em zonas mais baixas. Além disso, recomendou à população em geral e à navegação marítima um aumento das precauções por causa das chuvas, do vento e da ressaca marítima, e orientou que as pessoas devem estar atentas às recomendações das autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil.

As previsões indicam que Patricia seguirá perdendo força e, amanhã, às 7h locais (10h de Brasília) se transformará em tempestade tropical e estará localizado a 50 quilômetros ao leste de Valparaíso, em Zacatecas, com ventos constantes de 110 km/h e rajadas de 140.