Topo

Sobe para 10 número de mortos por inundações na Alemanha

Daniel Scharinger/ AP
Imagem: Daniel Scharinger/ AP

Em Berlim

03/06/2016 08h01

Pelo menos seis pessoas morreram no sul da Alemanha por causa das inundações provocadas pelo forte temporal que castigou a região na noite de quarta-feira (3), elevando para dez o total de vítimas desde o último fim de semana.

A polícia do estado federado da Baviera informou que encontrou na noite de quinta-feira o corpo de um homem, de 65 anos, em Simbach, onde antes já tinha recuperado os corpos sem vítimas de outras quatro vítimas. Já na cidade vizinha de Julbach, as equipes de resgate achavam o corpo de uma mulher de 80 anos.

As autoridades continuam procurando um casal de aposentados que desapareceu na região, enquanto já começa a realizar os trabalhos de limpeza. "O mais importante hoje é restabelecer amplamente o fornecimento de água potável e a rede de estradas", declarou nesta sexta-feira uma porta-voz do distrito de Rottal-Inn.

Até as últimas horas da tarde de ontem, as autoridades conseguiram restabelecer o fornecimento de energia elétrica nas localidades mais afetadas pela chuva no sul do país, as cidades de Simbach, Triftern e Tann.

As fortes chuvas já pararam de cair na Alemanha, o que, de certa forma, não facilita a limpeza das ruas. "O problema é que precisamos tirar o barro rapidamente. Quando ele já está seco, fica duro como uma pedra", explicou um porta-voz da Defesa Civil.

No entanto, os danos provocados pelas inundações no distrito de Rottal-Inn já estão na casa das centenas de milhões de euros.

Na manhã desta sexta-feira, o temporal deu uma pequena trégua, apesar de o Serviço Alemão de Meteorologia prever fortes chuvas ao longo do dia em toda Baviera. Porém, é improvável que as regiões inundadas voltem a ser afetadas pelo problema.

No estado federado da Renânia do Norte-Vestfália, no oeste do país, o rio Issel ameaçava transbordar e inundar parte das cidades de Isselburg e Hamminkel. Porém, com a trégua, o nível da água voltou a diminuir quase um metro.

Já na Renânia-Platinado, os porões de várias casas ficaram inundados, e os bombeiros tiveram que bombear a água. Além disso, resgataram várias pessoas que ficaram isoladas devido às inundações.

O temporal já tinha provocado a morte de quatro pessoas no último fim de semana em Baden-Württemberg e provocado grandes estragos tanto neste estado federado como na Baviera.