Topo

Conservador Plenkovic recebe incumbência de formar governo na Croácia

10/10/2016 09h21

Zagreb, 10 out (EFE).- Andrej Plenkovic, líder da conservadora União Democrática Croata (HDZ), recebeu nesta segunda-feira a incumbência de formar governo por parte da presidente do país, Kolinda Grabar-Kitarovic.

"Peço a Plenkovic que forme novo governo. Acredito que entramos em uma nova fase de vida política da Croácia na qual começaremos a solucionar questões existenciais fundamentais", declarou a presidente croata.

A chefe do Estado recebeu hoje de Plenkovic as assinaturas dos 91 deputados, de um total de 151, que o apoiam como chefe do novo Executivo.

"O mandato que recebi representa um grande honra e um compromisso", disse Plenkovic, jurista e diplomata de 46 anos de idade que exercia até agora a função de eurodeputado.

O político conservador garantiu que tratará de fechar a formação do Executivo o mais rápido possível.

A HDZ, que ganhou as eleições legislativas antecipadas de 11 de setembro, acordou na semana passada uma coalizão com o partido centrista Most, de Buço Petrov.

Plenkovic e Petrov asseguraram na semana passada que o novo Executivo será estável, ao contrário do que esses dois partidos formaram no começo do ano e que durou só seis meses devido a dissensões entre ambas formações.

Plenkovic tem um discurso mais moderado do que de seu antecessor à frente do partido, Tomislav Karamarko, considerado o responsável da ruptura do anterior Executivo.

O novo governo contaria com os 61 cadeiras da HDZ, as 13 de Most e os oito deputados que representam as minorias nacionais, assim como com as de outros partidos menores.

Os analistas consideram que Plenkovic cooperará melhor com outros partidos, mas que ainda deve demonstrar que pode conter o setor mais direitista de seu próprio partido.

Segundo o acordo de coalizão, Most terá um dos quatro vice-presidentes do futuro governo e três Ministérios, Interior, Justiça e Proteção do Entorno Humano.