Topo

Trump se gaba de "tremendo sucesso" nas eleições legislativas dos EUA

Donald Trump se gaba de "sucesso" nas eleições legislativas mesmo sem apoio da Câmara de Representantes - Nicholas Kamm/AFP
Donald Trump se gaba de "sucesso" nas eleições legislativas mesmo sem apoio da Câmara de Representantes Imagem: Nicholas Kamm/AFP

07/11/2018 02h52

O presidente americano, Donald Trump, se gabou nesta terça-feira (7) de um "tremendo sucesso" nas eleições legislativas dos Estados Unidos, apesar de, segundo as projeções, os democratas terem recuperado o controle da Câmara de Representantes.

"Tremendo sucesso esta noite. Obrigado a todos!", escreveu o presidente em um breve tweet.

Trump se pronunciou depois que a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, comentou que os resultados dos pleitos de metade de mandato representaram "uma boa noite" para o governante.

"Atualmente nos sentimos bem, foi uma boa noite para o presidente até este momento", disse Sanders em declarações aos jornalistas na Casa Branca.

A porta-voz se pronunciou assim antes que as principais emissoras de televisão previssem que os democratas tinham arrebatado dos republicanos a maioria da Câmara.

Por outro lado, essas mesmas projeções de resultados parciais antecipam que o partido do presidente ampliará seu controle no Senado.

Veja também:

Trump está acompanhado os resultados na Casa Branca com familiares e amigos, e Sanders ressaltou que para o presidente foi um "grande momento" quando foi confirmado que o senador democrata por Indiana, Joe Donnelly, tinha perdido para o candidato republicano, Mike Braun.

Pouco antes que os colégios eleitorais no litoral oeste do país se fechassem, as projeções já indicavam que os republicanos conquistaram pelo menos duas cadeiras no Senado que até agora estavam em mãos democratas, o que indica que poderiam aumentar a maioria de 51 a 49 que vinham ostentando até agora.

Por sua parte, as projeções dos números de apuração apontam que os democratas venceram na Câmara, alcançando pelo menos os 23 assentos que necessitavam tirar dos conservadores para conseguir a maioria.

Apesar da falta de apuração mais ampla em todo o território do país, os democratas já arrebataram dos republicanos pelo menos 12 cadeiras na Câmara e é provável que alcancem pelo menos outras dez mais.