Topo

Hillary segue à frente de Trump em disputa do Colégio Eleitoral, aponta pesquisa

Os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton durante debate - Lucy Nicholson/Reuters
Os candidatos Donald Trump e Hillary Clinton durante debate Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Em Nova York

22/10/2016 13h22

A candidata democrata Hillary Clinton manteve sua vantagem na liderança da disputa para ganhar o Colégio Eleitoral e garantir a Presidência dos Estados Unidos, de acordo com o mais recente resultado do projeto States of the Nation, da Reuters/Ipsos, divulgado no sábado (22).

Houve pouca mudança na última semana no projeto, que combina pesquisas de opinião com uma análise dos padrões de voto em diferentes cenários eleitorais.

Hillary lidera sobre Donald Trump na maioria dos Estados que Trump precisaria para ter uma chance de ganhar o mínimo de 270 votos necessários para vencer. De acordo com o projeto, ela teria uma chance maior do que 95 por cento de ganhar, se a eleição fosse realizada esta semana. O resultado mais provável seria 326 votos para Hillary e 212 para Trump.

Delegados são quem elege presidente dos EUA; entenda o processo

AFP

Trump teve um desempenho melhor no debate de quarta-feira (19) em relação aos anteriores, mas o consenso entre as pesquisas apontou vitória de Hillary no terceiro e último debate em horário nobre na TV. Trump contesta estas conclusões.

Algumas pesquisas nacionais mostraram uma disputa mais acirrada esta semana, enquanto outras colocaram Hillary Clinton com uma liderança sólida. Mas o projeto ilustra que o quadro mais amplo permanece sombrio para Trump a 17 dias da eleição de 8 de novembro.

Trump ganhou terreno na Carolina do Sul, onde a sua liderança magra na semana passada expandiu para sete pontos. Mas ele perdeu espaço no Arizona, que agora aponta indefinição.

Já a candidata democrata manteve a liderança na Flórida e na Pensilvânia, que têm um combinado de 49 votos do Colégio Eleitoral. Ohio permanece indefinido.

O projeto Reuters/Ipsos States of the Nation é feito com uma pesquisa online que reúne respostas de cerca de 15 mil pessoas ao longo de uma semana. As respostas são ponderadas de acordo com as últimas estimativas da população, e cada entrevistado é classificado de acordo com sua probabilidade de voto.

Entenda os ‘swing states’, que definem a eleição americana

UOL Notícias