Topo

Vacine seus filhos ou seja multado, diz ministro da Saúde da Alemanha

Por Paul Carrel

05/05/2019 11h36

BERLIM (Reuters) - O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, preparou um projeto de lei que obriga os pais a vacinarem seus filhos contra sarampo ou terão de pagar multas e serem excluídos de creches.

A iniciativa de Spahn acontece em meio a um inflamado debate na Alemanha sobre a obrigatoriedade da vacina contra sarampo, enquanto o número de casos da doença, outrora considerada erradicada, atinge os maiores níveis nos Estados Unidos desde 2000.

"Eu quero erradicar o sarampo", disse Spahn ao jornal "Bild am Sonntag".

"Qualquer um que frequenta o jardim de infância ou a escola deveria ser vacinado contra sarampo", disse Spahn, explicando seu plano, que obrigaria os pais a mostrarem provas da vacinação.

"Quem não vacinar seus filhos seria multado em 2.500 euros (R$ 11 mil)", acrescentou.

Spahn acredita que tem amplo apoio para a lei que propõe na coalizão governista conservadora da chanceler Angela Merkel, à qual ele pertence, e com os sociais-democratas (SPD), mais à esquerda.

O especialista em políticas de saúde Karl Lauterbach citou uma "base muito boa" para a discussão. "Não funcionará sem multas", afirmou ao jornal "Augsburger Allgemeine".