Altamente explosivo

Como o nitrato de amônio já causou tragédias pelo mundo

Para que serve

O nitrato de amônio (NH4NO3), um sal branco e inodoro, é uma substância muito usada como fertilizante, mas também pode estar em materiais explosivos, podendo causar danos devastadores.
AFP

Nutrientes para plantas

Na agricultura, ele é um dos fertilizantes mais utilizados porque fornece os nutrientes NPK, sigla para nitrogênio, fósforo e potássio, uma necessidade básica das plantas.
Paulo Whitaker

Armazenamento

Sozinho, ele não oferece risco se armazenado corretamente. O risco de explosão acontece quando é exposto a altas temperaturas, o que pode causar decomposição térmica e combustão.
Li Xiang/Xinhua

Desastre de Texas City

O nitrato de amônio já causou acidentes trágicos. Um deles foi no porto do Texas, nos EUA, em abril de 1947. Um incêndio em um navio atracado causou a explosão de 2.300 toneladas de nitrato de amônio, matando quase 600 pessoas.
AP

Explosão na França

Em 21 de setembro de 2001, uma megaexplosão aconteceu em uma fábrica de fertilizantes em Toulouse, na França. Cerca de 3.000 toneladas de nitrato de amônio estavam estocados no local. O acidente matou 30 pessoas e quebrou dois terços das janelas da cidade.
Getty Images

Texas, mais uma vez

Uma outra explosão aconteceu após um incêndio no armazenamento de uma fábrica de fertilizantes no Texas, nos EUA, em 18 de abril de 2013. Cerca de 15 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas.
Tony Gutierrez/AP

Acidente no Brasil

No Brasil, também em 2013, houve explosão em um armazém em São Francisco do Sul, Santa Catarina. No depósito havia 10 mil litros de fertilizante à base de nitrato de amônio.
James Tavares/Secom-SC

Falhas na China

Em 2015, falhas na armazenagem de nitrato de amônio também causaram explosões na cidade de Tianjin, na China, matando 173 pessoas.
Getty Images

Tragédia em Beirute

O nitrato de amônio é o principal suspeito da megaexplosão em Beirute, no Líbano. Cerca de 2.750 toneladas estavam estocadas no depósito. Mais de 70 pessoas morreram e 4.000 ficaram feridos.
Anwar Amro/AFP

Atentado nos EUA

O nitrato de amônio também pode ser utilizado na produção de explosivos e bombas. Foi assim que, em 1995, dois extremistas americanos estocaram a substância em uma van e explodiram parte de um prédio em Oklahoma, nos EUA. Ao todo, 168 pessoas morreram e 680 ficaram feridas.
David Longstreath/AP

Terrorismo na Índia

Em 2006, terroristas islâmicos detonaram uma bomba com nitrato de amônio em uma estação ferroviária em Mumbai, na Índia. O atentado deixou 188 mortos e feriu cerca de 830 pessoas.
Getty Images

Impacto ambiental

Em 2009 aconteceu um acidente ambiental: o ciclone Hamish fez um navio derramar combustível e cerca de 650 toneladas de nitrato de amônio no mar da Austrália, afetando praias e fauna locais.
Getty Images
Publicado em 05 de agosto de 2020.
Edição: Mariana Tramontina