Topo

Menina descobre fóssil e dá nome à espécie

Daisy Morris descobriu fóssil aos cinco anos quando andava na praia  - PA
Daisy Morris descobriu fóssil aos cinco anos quando andava na praia Imagem: PA

20/03/2013 07h41

Uma menina de nove anos de idade, moradora da Ilha de Wight, no Reino Unido, acabou dando nome a um dinossauro antes desconhecido, depois de encontrar um fóssil.

Daisy Morris tropeçou em restos fossilizados na praia de Atherfield há quatro anos. Um artigo científico informou que a espécie recém-descoberta de pterossauro seria chamada Vectidraco daisymorrisae.

O especialista em fósseis Martin Simpson disse que este era um exemplo de como "grandes descobertas podem ser feitas por amadores".

"Lavados"

A família Morris procurou Simpson, especialista da Universidade de Southampton, após a descoberta feita pro Daisy em 2009. "Eu sabia que estava diante de algo muito especial. E estava certo", disse Simpson.

O fóssil revelou-se sendo de uma espécie até então desconhecida de pterossauro pequeno, um réptil voador de 115 milhões de anos, do período Cretáceo Inferior.

A nova espécie e o nome foram confirmados em um artigo científico publicado na segunda-feira (18).

Simpson disse que a erosão no litoral da ilha teria feito com que o fóssil tivesse sido "lavado pelo mar e destruído, se não tivesse sido encontrado por Daisy".

O pterossauro já foi doado para o Museu de História Natural, que recentemente nomeou a Ilha de Wight como a "capital dos dinossauros do Reino Unido".

A confirmação do Vectidraco daisymorrisae vem uma semana após a descoberta na ilha de um esqueleto quase completo de um dinossauro de 12 metros de comprimento.