Topo

Por que os jovens japoneses estão cada vez menos interessados em sexo

O comediante Ano, de 26 anos, diz sentir-se intimidado pelas mulheres - BBC
O comediante Ano, de 26 anos, diz sentir-se intimidado pelas mulheres Imagem: BBC

Rupert Wingfield-Hayes - Da BBC News em Tóquio

Da BBC News em Tóquio

08/07/2017 14h54

Preocupação

Essa tendência é preocupante, porque o Japão é um dos países com a menor taxa de nascimentos do mundo. E sua população está envelhecendo rapidamente: mais de um quarto dos 127 milhões de habitantes têm mais de 65 anos.

Isso levou o governo a criar incentivos para que as pessoas se casem e tenham filhos. Uma das metas estabelecidas pelo governo do premiê Shinzo Abe é elevar o índice de fertilidade de 1,4 nascimento por mulher para 1,8 até 2025.

Mas a pesquisa sobre comportamento sexual e relacionamentos traz uma boa notícia nesse sentido ao mostrar que a proporção de solteiros que pensam em se casar no futuro se mantém alta. São 85,57% entre os homens (em comparação com 86,3% no estudo anterior) e 89,3% entre as mulheres (antes, eram 89,4%).

"Eles querem se casar em algum momento, mas tendem a adiar isso", disse ao jornal Japan Times Futoshi Ishii, pesquisador-chefe do estudo. "Acabam se casando mais tarde ou ficando solteiros, contribuindo assim para o baixo índice de nascimentos do país."