Desembargadora solta empresário que transferiu dinheiro a Alexandre Pires
A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), determinou a soltura de um empresário do ramo da mineração que transferiu dinheiro para o cantor Alexandre Pires.
O empresário, Christian Costa dos Santos, foi preso no início da semana na Operação Disco do Ouro, deflagrada pela Polícia Federal em Roraima. A PF suspeita que ele realizasse atividades de mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami e a lavagem de dinheiro proveniente da atividade.
Um dos possíveis personagens das operações de lavagem de dinheiro seria, segundo a PF, o cantor Alexandre Pires. Ele recebeu em conta bancária pessoal e de sua pessoa jurídica um total de R$ 1,3 milhão da mineradora Betser. O cantor foi alvo de busca e apreensão.
Em sua decisão, Maria do Carmo apontou que os fatos investigados são do ano passado, portanto não haveria contemporaneidade para a decretação da prisão preventiva. Também diz que os elementos da investigação ainda são precários para comprovar as suspeitas de crimes.
"A decisão combatida, apesar do volume de informações abordadas, é frágil quanto à comprovação: do risco efetivo de reiteração delitiva, da periculosidade dos agentes e da contemporaneidade da medida", escreveu a desembargadora.
Em nota, a defesa de Christian, representada pelo escritório de advocacia de Nelson Williams, afirmou que a decisão "destaca a necessidade de esclarecimentos sobre diversas situações fáticas, ressaltando que a atividade de mineração desenvolvida pela empresa ainda carece de maiores elucidações".
Também em nota divulgada durante a semana, a defesa de Alexandre Pires afirmou que ele "jamais cometeu qualquer ilícito, o que será devidamente demonstrado no decorrer das investigações".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.