Aguirre Talento

Aguirre Talento

Siga nas redes
Reportagem

Gonet nomeia subprocuradora da lista tríplice para atuar em investigações

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, definiu o primeiro nome para reforçar a sua equipe na área criminal.

Gonet decidiu designar a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen para atuar nas investigações criminais contra governadores e outras autoridades com foro privilegiado no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Ela deve atuar em auxílio ao vice-procurador-geral Hindemburgo Chateaubriand, nos casos envolvendo autoridades dos Tribunais de Justiça e Tribunais de Contas. Os casos envolvendo governadores, como o do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ficarão apenas a cargo de Hindemburgo.

A escolha marca mais um gesto de Gonet em direção à pacificação com as diversas alas do Ministério Público Federal. Luiza foi o nome mais votado na lista tríplice para o cargo de procurador-geral, formada a partir de uma votação da categoria. O presidente Lula, entretanto, não considerou a lista para a escolha do comando da PGR e nem chegou a receber os integrantes dela para uma conversa. O argumento do Palácio do Planalto era que a lista tríplice foi uma das responsáveis, no passado, por gerar condições à Operação Lava Jato.

Gonet tem escolhido para sua equipe nomes que transitaram por diversos grupos e diferentes gestões. Ele havia nomeado, por exemplo, uma procuradora que trabalhou na investigação do mensalão, Raquel Branquinho, para chefiar a ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União).

O procurador-geral também tem mantido conversas com esses grupos com o objetivo de distensionar o ambiente na instituição.
Em seus primeiros dias no cargo, ele ainda tem se dedicado a finalizar a montagem da equipe e se informar sobre o acervo de processos da PGR, além dos assuntos administrativos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes