Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Antes de responder a Moraes, Valdemar procura Arthur Lira

Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, em pronunciamento - Reprodução/YouTube
Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, em pronunciamento Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em Brasília

23/11/2022 13h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, convocou uma coletiva de imprensa para a tarde desta quarta-feira (23) e, segundo apurou a coluna, pretende responder a determinação do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, que cobrou que o PL apresente dados que englobem o resultado do primeiro turno em até 24 horas.

Antes da coletiva, no entanto, segundo pessoas próximas a Valdemar, o presidente do PL decidiu ter uma conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). A ideia era "tratar sobre a situação da Câmara".

O PL de Valdemar elegeu a maior bancada da Câmara nas eleições deste ano.

Nos últimos dias, Valdemar também conversou com integrantes do Judiciário, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes.

Relatório feito a pedido de Bolsonaro

Ontem (22), Valdemar Costa Neto atendeu a uma demanda do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao apresentar o relatório do partido com o pedido de anulação de parte dos votos apenas do segundo turno.

Conforme mostrou a colunista do UOL, Thais Oyama, a divulgação do relatório golpista que pede a invalidação de parte dos votos das últimas eleições foi uma iniciativa do presidente Bolsonaro, que determinou a data em que ela deveria ocorrer e a maneira como seria feita.