Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Cobrado, ministro do TCU tenta se explicar por áudio golpista vazado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após mal-estar no próprio TCU (Tribunal de Contas da União) e em outras Cortes, como no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro do TCU, Augusto Nardes, divulgou uma nota nesta segunda-feira (21), para tentar explicar um áudio com conteúdo golpista que foi vazado.
Na nota, Nardes afirma que "lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos".
Conforme mostrou o jornal Folha de S.Paulo, Nardes enviou um áudio a amigos afirmando que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas" brasileiras, e que "é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso", para um "desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis, imprevisíveis".
"Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas", diz a nota.
No áudio, que foi enviado a amigos ligados ao agronegócio, Nardes afirmou ainda que não poderia falar tudo o que sabe sobre o "desenlace" para os amigos. "Eu não posso falar muito. Sim, tenho muitas informações, queria passar para ti, para o teu time do agro, que eu conheço todos os líderes", diz Nardes.
Cobranças políticas
Na tarde desta segunda-feira, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, publicou em suas redes sociais uma cobrança para um posicionamento de Nardes. "Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?", escreveu a petista.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também reagiu à fala de Nardes e protocolou uma ação no TCU solicitando o afastamento do ministro. O parlamentar pede ainda que sejam apuradas as condutas dos envolvidos nos apoios a manifestações que buscam um golpe de Estado.
Randolfe também apresentou um requerimento ao Senado Federal solicitando a convocação imediata de Nardes para depoimento nas comissões de Direitos Humanos e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.
"As falas do senhor Ministro mostram claramente um apoio a ações criminosas de caráter golpista. Não podemos permitir que uma instituição séria, como o TCU, abrigue alguém que ataca a democracia", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.