Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Carla Araújo: Mulher negra pode ser escolha para substituir Silvio Almeida

Após a demissão do ministro Silvio Almeida devido ao surgimento de acusações de assédio, uma mulher negra pode ser a escolhida para substituí-lo, apurou a colunista do UOL Carla Araújo durante o UOL News 2ª Edição desta sexta-feira (6).

Trago a informação que peguei em primeira mão que é a seguinte: quem substituirá Silvio Almeida? A fonte diz que o núcleo ali no governo, nessas conversas, disse que é muito ruim que se tire o único ministro negro do governo. E que isso foi falado de uma forma bem forte. Então, já estão buscando nomes negros com perfil ligado aos direitos humanos.

Essa fonte me disse que há, entre algumas pessoas que começam a surgir como possibilidade, uma mulher que seja negra. Porque aí seria ainda mais uma sinalização de maior representatividade. A gente fala em minorias, mas sabemos que mulheres negras são a maioria da população. Mas que poderia ter aí uma saída nesse sentido para poder minimizar um pouco o desgaste de todo esse episódio.
Carla Araújo, colunista do UOL

Carla contou como foram os momentos após a veiculação das denúncias de assédio contra o ministro de Direitos Humanos.

O presidente Lula chegou agora há pouco no Palácio do Planalto e já estava esperando um grupo de ministros que ficaram reunidos no Palácio do Planalto desde a manhã de hoje. Incluindo a ministra Anielle [Franco], vítima dessa questão de assédio e importunação sexual. Lembrando, uma vítima que foi exposta de uma forma talvez sem ela querer nesse momento, até agora ela não fez nenhuma fala pública.

Ontem à noite, quando essas denúncias começaram a surgir, o próprio ministro Silvio Almeida ao negar, disse que pediria investigação sobre isso. Ele enviou ofícios para a AGU, para a CGU e para o Ministério da Justiça falando que ele gostaria de ser investigado. Esses ministros ouviram o ministro Silvio Almeida, que deu as suas explicações.
Carla Araújo, colunista do UOL

Carla diz ainda que Anielle confirmou presencialmente a outros colegas ministros que sofreu assédio por parte de Silvio Almeida e que o ministro, segundo fontes, deve ser demitido ''a qualquer momento''. Isso aconteceu pouco depois do fim da exibição do UOL News.

No meio da madrugada, uma foto da primeira-dama postada na rede social dela dando um beijo na testa da Anielle, que muita gente no governo viu um simbolismo da primeira-dama dando um apoio a Anielle, que nesse momento já tinha seu nome exposto nesse caso. Hoje de manhã, Anielle vai ao Palácio do Planalto e encontra Vinicius de Carvalho, ministro da CGU, Jorge Messias, ministro da AGU, a Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, e depois chegou a ministra Esther Dweck.

A ministra fez o relato, o ministro Ricardo Lewandowski também chegou, ela conversou com eles e, de fato, a gente conseguiu apurar agora à tarde com pessoas próximas ao presidente que ela relatou aos ministros que tinha sido vítima desse assédio. (...) Ficou a seguinte situação: fica insustentável [manter Silvio]. Falei agora pouco com uma fonte no Planalto e existe a dúvida se ele vai pedir para sair ou vai ser demitido. Ao que tudo indica a questão é: vai sair e tem gente defendendo que isso seja logo.

Continua após a publicidade

Porque tem o desgaste político do 7 de Setembro, o presidente Lula e seu governo levar digamos assim 'esse bode na sala', foram as palavras da minha fonte. Há também, não uma pressão ao presidente Lula porque ele vai tomar essa decisão evidentemente a hora que achar mais conveniente, mas o entorno dele diz que ficou insustentável e que essa demissão deve sair a qualquer momento.
Carla Araújo, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes