Topo

Jamil Chade

OMS: pessoas contaminadas pela covid-19 podem gerar "forte imunidade"

mike ryan, oms - Reprodução
mike ryan, oms Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

07/10/2020 13h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Organização Mundial da Saúde aponta que uma pessoa contaminada pelo vírus pode desenvolver uma "forte imunidade" e que novos estudos apontam que tal proteção é capaz de durar meses. Mas a entidade também deixa claro que ainda não tem como dar números específicos e nem garantias de que uma reinfecção possa ser evitada.

No início da pandemia, alguns estudos indicaram que, mesmo infectado, uma pessoa poderia desenvolver uma imunidade de apenas alguns meses. Casos de reinfecção também foram confirmados.

Agora, a agência mundial acredita que os números são suficientes para indicar que, mesmo com alguns casos de reinfecção, o vírus gera uma "resposta forte de imunidade". Mike Ryan, diretor de operações da OMS, deixa claro que, assim como outros vírus, a imunidade não é permanente. "Não sabemos por quanto tempo. Mas a imunidade é forte", disse.

Segundo ele, a OMS estabeleceu um comitê especialmente dedicado a estudar esse aspecto e avaliar se, no casos das contaminações em uma segunda ocasião, o motivo foi a queda da imunidade ou se a pessoa não desenvolveu uma imunidade total.

Ryan ainda apela para que as pessoas, mesmo tendo superado o vírus, mostrem solidariedade e continuem a circular com máscaras. Em primeiro lugar, segundo ele, por existir ainda o eventual e teórico risco de uma contaminação. Mas, acima de tudo, para não criar a percepção em um grupo de que alguns membros não se importam e podem entrar em locais fechados sem máscaras.

Ryan também insistiu que a OMS não irá tolerar a ideia de que, diante de 35 milhões de casos, que seria o momento de abandonar a luta e deixar o vírus circular. "Não admitirei sacrificar os mais idosos", disse. Para ele, ao lutar contra a transmissão, governos ganham tempo para cuidar daqueles que estão doentes e ainda permitir que possam se preparar e estudar a doença.

Ainda assim, os estudos têm indicado que o vírus tem passado por uma mutação lenta, o que permite que seja estudado de forma mais intensa.

Para a OMS, não existem sinais de que o vírus esteja ficando mais suave. Mas a queda na taxa de mortalidade em alguns países é sinal de que os sistemas estão melhor preparados para lidar com os casos.

"A mortalidade está reduzindo. Mas não é pelo vírus. E sim por uma resposta melhor", disse Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS.

Transmissão pelo ar

A entidade ainda admite que os estudos ampliam a tese de que o vírus da covid-19 pode ser transmitido por partículas que ficam suspensas no ar, liberada por uma pessoa contaminada ao respirar, falar ou cantar.

Nesta quarta-feira, os principais técnicos da entidade indicaram que a tese mais provável, depois de meses da pandemia, é de que o vírus consiga ser transmitido por uma série de métodos. Um deles é o contato, inclusive em superfícies, ou por gotículas expelidas durante a tosse. Mas a entidade reconhece que a transmissão por aerossóis é provável.

"Todos os modos de transmissão podem ocorrer", admite Mike Ryan.

O assunto já tinha levado um grupo de 239 cientistas a fazer um alerta neste sentido. Eles apelaram para que a OMS e governos reconhecessem que a transmissão por aerossol fosse uma possibilidade, o que levaria autoridades a adotar medidas mais drásticas.

No início da semana, uma carta publicada pela revista Science alertou sobre a necessidade de tomar medidas para frear tais caminhos de transmissão. Isso inclui o uso de máscaras e incrementar a ventilação em certos locais.

"Há evidências esmagadoras de que a inalação de SARS-CoV-2 representa uma importante via de transmissão para a Covid-19", escrevem os cientistas, liderados por Kimberly Prather, da Universidade da Califórnia, em San Diego. Para o grupo, é muito mais provável inalar aerossóis do que uma gota, por isso, a atenção deve estar focada na proteção contra a transmissão aérea".

Nos EUA, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontou recentemente para a mesma direção.

Na OMS, a percepção é de que tal caminho do vírus é uma realidade. "Certamente estamos vendo isso. É um mix de caminhos. é um vírus que consegue explorar por múltiplos caminhos de transmissão", disse Ryan. Para ele, situações determinadas de transmissão são difíceis de explicar. "Teríamos de concluir que deve ser por aerossol", apontou Ryan.