Trump é fabuloso aviso para Lula
Donald Trump não é bom exemplo para ninguém. Mas virou um aviso fabuloso para Lula. Chega às vésperas da eleição presidencial americana empatado com a rival Kamala Harris, com chances reais de vitória. Ainda que seja derrotado, Trump já consolidou a percepção de que um governo apenas mediano, como o de Joe Biden, não basta para afastar o risco da volta do grotesco ao Poder.
Há quatro anos, seria uma temeridade prever o retorno de Trump à Casa Branca. Ele se negou a reconhecer a derrota para Biden em 2020. Incitou o ataque ao Congresso dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021. Colecionou processos judiciais. Amargou condenações. A despeito de tudo, metade dos americanos enxergam em Trump um político de imagem inoxidável.
A taxa de aprovação do governo Biden roda na casa dos 40%. Apenas a margem de erro separa esse índice dos 36% de ótimo ou bom atribuídos a Lula pelo Datafolha. A diferença é que, no Brasil, o grotesco está inelegível. E enfrenta um cerco judicial que deve consolidar seu banimento das urnas.
De resto, Lula ainda dispõe de dois anos de mandato. Em tese, é tempo suficiente para produzir resultados capazes de desestimular o encantamento de parte do eleitorado com eventuais opções de viés bolsonarista. O primeiro passo seria reconhecer que Lula errou ao passar toda a primeira metade do seu governo estimulando a polarização. Terminou engolfado pela onda conservadora que varreu a disputa municipal.
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Josias Fernandes de Ávila
Só a primeira metade do seu governo, Josias?Ele faz isso desde o primeiro dia de seu primeiro governo. Desde então ele começou o joguinho de "nós contra eles", de pobres contra ricos , de nós contra "esse povinho de olhos azuis", lembra? Todo dia ele reclamava da herança maldita que tinha recebido do PSDB. Polarização é a desculpa perfeita para um incompetente como ele!
Rafael Oliveira
Precisamos muito do grotesco. Os brasileiros de bem sentem muita falta das teorias conspiratórias, do garimpo, das queimadas sem fiscalização, da liberdade de expressar desinformações, do estímulo as armas. Vamos retomar as prioridades patrióticas. Sem mais, os patriotas.
Vera Coelho
Grotesco é o antigo,o nosso e perfeito! Flerta com ditaduras,e depois puxa o tapete e ,atrapalha o antigo amigo!Fala uma tolice por dia,ou mais! Faz viagens caríssimas sem nenhum propósito,para falar mais asneiras no exterior.Distribue cargos no governo para toda a sorte de corruptos! Sinceridade Josias,o sr está achando bom?