Josmar Jozino

Josmar Jozino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Polícia busca líder de plano do PCC para matar agente penal federal de RO

A Polícia Civil de Rondônia oferece R$ 2.000,00 de recompensa para quem tiver informações sobre Douglas Mateus Silva do Nascimento, envolvido num plano arquitetado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) para matar um agente da Penitenciária Federal de Porto Velho.

Nascimento é o único foragido da Operação Determinatio, deflagrada pela Ficco/RO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia), na última quarta-feira (3), contra integrantes do PCC acusados de tentar assassinar o policial penal federal em maio deste ano.

Outros quatro comparsas de Nascimento acabaram presos. Eles foram identificados como Astor de Jesus Santos Cerqueira Filho, Samuel Victor Maciel Alves, Haiele da Silva Araújo (única mulher do bando) e Guilherme da Silva Oliveira.

A operação mobilizou 110 agentes da Polícia Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). Além das quatro prisões foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra os suspeitos.

A tentativa de atentado a tiros contra o agente penitenciário federal aconteceu em 14 de maio e deixou toda a categoria em alerta em Rondônia. O alvo escapou ileso. As polícias apuraram que o ataque foi encomendado por presos ligados ao PCC.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o agente, funcionário da Penitenciária Federal de Porto Velho, escapou da ação terrorista no bairro Vila Tupy. Foram disparados de 10 a 14 tiros em direção a ele. A vítima pretendia ir até uma padaria e conseguiu correr.

Um suspeito de envolvimento no crime foi preso 11 horas depois da emboscada. Após a prisão dele, os agentes passaram a investigar o caso e conseguiram identificar e prender os outros comparsas. Os criminosos usaram dois carros na ação.

Segundo a PF, o PCC planeja matar agentes penais em represália à permanência dos chefes da facção em presídios federais. Três servidores já foram assassinados, sendo dois em Cascavel (PR) em 2 de setembro de 2016 e 25 de maio de 2017; e um em Mossóro (RN), em 12 de abril de 2017.

Integrantes do PCC condenados

No ano passado, a Polícia Federal frustrou outro ataque do PCC em Porto Velho. O plano da facção era cometer atentado contra um alvo do SPF (Sistema Penitenciário Federal), em 28 de janeiro. Agentes agiram rápido e um dia antes salvaram a vida da vítima marcada para morrer.

Continua após a publicidade

Os federais deflagraram em caráter de urgência a Operação Sicários e prenderam Evandro Robier Dias da Silva, 54, o Trombada, e Douglas Costa Alves de Souza, 28. Eles acabaram transferidos para a Penitenciária Federal de Porto Velho. As mulheres de ambos também foram detidas.

As investigações tiveram início em 28 de agosto de 2020, quando um veículo Gol, branco, ocupado por dois homens, passou nas proximidades do presídio federal. Os suspeitos voltaram ao mesmo local no dia seguinte, mas dessa vez em um Gol vermelho.

O carro foi parado por policiais rodoviários federais. Um dos ocupantes era Trombada, velho conhecido da polícia paulista. A dupla foi averiguada e liberada. Apontado como integrante do PCC, Trombada já cumpriu pena em Presidente Venceslau e Avaré (SP) fortes reduto da facção.

Em abril deste ano, a Justiça Federal de Rondônia condenou Trombada a 5 anos e 8 meses em regime fechado. Douglas e as outras duas mulheres receberam, cada, um, a pena de 3 anos e 7 meses de prisão em regime semiaberto. Eles foram colocados em liberdade e recorrem da decisão.

A reportagem não conseguiu contato com os advogados dos cinco acusados na Operação Determinatio nem com os defensores de Evandro Robier Dias, o Trombada, e Douglas Costa Alves Souza. O texto será atualizado caso haja manifestação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes