Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Audiência do streaming supera TV a cabo pela primeira vez nos EUA
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Esta é parte da versão online da newsletter do Mauricio Stycer enviada ontem (24). Na newsletter completa, apenas para assinantes, o colunista ainda fala sobre o elenco nordestino de "Mar do Sertão" e sobre o fim de um programa sobre mídia nos Estados Unidos, entre os fatos "Para Lembrar" e "Para Esquecer" da semana, e traz dicas de leitura. Quer receber o conteúdo completo na semana que vem, com informações extras, direto no seu e-mail? Clique aqui e se cadastre.
********
Lideradas pela Netflix, as plataformas de streaming registraram um feito histórico em julho de 2022. Pela primeira vez, segundo os dados coletados pelo instituto Nielsen, a audiência somada destas empresas foi maior do que a alcançada pelos canais a cabo.
No total, o streaming foi responsável por 34,8% da audiência em julho, contra 34,4% da TV a cabo e 21,6% do chamado "broadcast", as grandes redes de TV aberta. A audiência das plataformas de streaming cresceu 22,6% comparada à de julho de 2021. Esse crescimento pode ser colocado na conta do sucesso de alguns lançamentos fortes.
Apesar da queda no número de assinantes, a Netflix foi a principal responsável pelo resultado das plataformas streaming (8%), impulsionada pelo sucesso de "Stranger Things", que acumulou 18 bilhões de minutos de visualização em julho.
Segundo a Forbes, uma justificativa para a queda de 8,9% da audiência da TV a cabo em julho, comparada a julho de 2021, teria sido a redução de transmissões esportivas. Os playoffs da NBA (basquete) e da NHL (hóquei) foram ao ar este ano em junho, enquanto no ano passado passaram em julho.
A Nielsen começou a medir os números de audiência dos principais serviços de streaming em 2020. Os dados da empresa se referem às plataformas da Netflix, Disney+, Apple TV+, Hulu e Amazon Prime Video.
No Brasil, o crescimento da audiência das plataformas de streaming vem sendo registrado desde 2020 e já ultrapassou o das TVs por assinatura faz tempo. Diferentemente do mercado americano, porém, no Brasil a TV aberta segue como o segmento líder no país.
****
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.