Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Audiência do streaming supera TV a cabo pela primeira vez nos EUA

A quarta temporada de "Stranger Things" impulsionou a audiência da Netflix. - Divulgação/Netflix
A quarta temporada de "Stranger Things" impulsionou a audiência da Netflix. Imagem: Divulgação/Netflix

Colunista do UOL

25/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da newsletter do Mauricio Stycer enviada ontem (24). Na newsletter completa, apenas para assinantes, o colunista ainda fala sobre o elenco nordestino de "Mar do Sertão" e sobre o fim de um programa sobre mídia nos Estados Unidos, entre os fatos "Para Lembrar" e "Para Esquecer" da semana, e traz dicas de leitura. Quer receber o conteúdo completo na semana que vem, com informações extras, direto no seu e-mail? Clique aqui e se cadastre.

********

Lideradas pela Netflix, as plataformas de streaming registraram um feito histórico em julho de 2022. Pela primeira vez, segundo os dados coletados pelo instituto Nielsen, a audiência somada destas empresas foi maior do que a alcançada pelos canais a cabo.

No total, o streaming foi responsável por 34,8% da audiência em julho, contra 34,4% da TV a cabo e 21,6% do chamado "broadcast", as grandes redes de TV aberta. A audiência das plataformas de streaming cresceu 22,6% comparada à de julho de 2021. Esse crescimento pode ser colocado na conta do sucesso de alguns lançamentos fortes.

Apesar da queda no número de assinantes, a Netflix foi a principal responsável pelo resultado das plataformas streaming (8%), impulsionada pelo sucesso de "Stranger Things", que acumulou 18 bilhões de minutos de visualização em julho.

Segundo a Forbes, uma justificativa para a queda de 8,9% da audiência da TV a cabo em julho, comparada a julho de 2021, teria sido a redução de transmissões esportivas. Os playoffs da NBA (basquete) e da NHL (hóquei) foram ao ar este ano em junho, enquanto no ano passado passaram em julho.

A Nielsen começou a medir os números de audiência dos principais serviços de streaming em 2020. Os dados da empresa se referem às plataformas da Netflix, Disney+, Apple TV+, Hulu e Amazon Prime Video.

No Brasil, o crescimento da audiência das plataformas de streaming vem sendo registrado desde 2020 e já ultrapassou o das TVs por assinatura faz tempo. Diferentemente do mercado americano, porém, no Brasil a TV aberta segue como o segmento líder no país.

****

LEIA A NEWSLETTER COMPLETA