Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

MasterChef para idosos propõe combater etarismo, mas reforça preconceitos

Participantes do primeiro MasterChef+  - Melissa Haidar/Band
Participantes do primeiro MasterChef+ Imagem: Melissa Haidar/Band

Colunista do UOL

17/11/2022 04h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da newsletter do Mauricio Stycer enviada ontem (16). Na newsletter completa, apenas para assinantes, o colunista fala sobre a primeira transmissão ao vivo que a Netflix fará em 2023 e sobre os números em queda do mercado de TV por assinatura nos fatos "Para Lembrar" e "Para Esquecer" da semana, e traz dicas de leitura. Quer receber o conteúdo completo na semana que vem, com informações extras, direto no seu email? Clique aqui e se cadastre.

********

O "MasterChef" tem-se revelado uma fonte inesgotável de recursos para a Band. Exibida desde 2014, a disputa entre cozinheiros amadores já teve nove temporadas e também ganhou versões com crianças (2015) e com profissionais (2016-2018 e 2022). Esta semana, a emissora estreou um novo "spin-off" do formato, dedicado apenas a candidatos com mais de 60 anos.

A Band apresenta algumas boas intenções ao justificar essa iniciativa. Diz que a experiência já foi testada, com sucesso, em outros países. Entende que é uma forma de dar protagonismo a quem inspirou muitos cozinheiros durante os oito anos de "MasterChef". E acredita que o programa ajudará a combater preconceitos contra idosos.

"Acredito na identificação. Todos nós temos uma história contada pelo olhar de uma mãe, avó, tio. É a gastronomia de memória e teremos resgates nas receitas feitas por eles", afirmou a diretora do programa, Marisa Mestiço.

Para a diretora, o MasterChef+ vai oferecer a possibilidade de entender que a maturidade é a chance de aproveitar o tempo a seu favor e ter autonomia para escolher as batalhas que deseja travar. "No caso, a aventura de estar na cozinha do MasterChef com todos os desafios que só quem viveu sabe bem o que é."

A proposta de fazer uma competição com idosos agradou ao mercado publicitário. Segundo o "Meio & Mensagem", cinco marcas adquiriram cotas ou compraram espaços no programa.

Não concordo que isolar cozinheiros com mais de 60 anos num programa seja uma forma de combater o chamado etarismo. Ao contrário, creio que reforça preconceitos. É como se o "MasterChef" julgasse necessário oferecer cuidados especiais aos mais velhos na cozinha. O que diferencia um mestre-cuca amador de 60 anos de um de 30? Nada, além da experiência acumulada pelos mais velhos.

Ver cozinheiros mais velhos disputando com mais jovens, como já ocorreu em várias edições do "MasterChef", é muito mais estimulante do que imaginar uma competição apenas com os idosos.

O "MasterChef +" vai ao ar às noites de terça-feira, na Band, às 22h45. O programa também é exibido no canal Discovery Home & Health sempre às sextas-feiras, às 18h20. A atração também fica disponível no YouTube da Band.

****

LEIA A NEWSLETTER COMPLETA