Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jornalista do SBT é demitido após fazer pergunta dura ao governador do Rio

Humberto Nascimento, então editor-chefe do "SBT Rio", durante debate com os candidatos ao governo do Estado - Reprodução
Humberto Nascimento, então editor-chefe do "SBT Rio", durante debate com os candidatos ao governo do Estado Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

03/11/2022 11h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jornalista Humberto Nascimento, editor-chefe do telejornal "SBT Rio", foi demitido esta semana. Colegas afirmam que a demissão ocorreu por motivos políticos. Ele trabalhava na emissora havia mais de 12 anos.

O motivo da demissão, dizem profissionais da emissora anonimamente, teria sido uma pergunta que Nascimento fez durante o debate com os candidatos ao governo do Rio em 17 de setembro. Procurado, Nascimento não quis comentar. O SBT afirma que "não procede" a afirmação dos colegas do jornalista.

O evento foi realizado pelo SBT em parceria com a revista Veja, portal Terra e rádio NovaBrasil FM. Participaram os então candidatos Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT).

O debate foi marcado pela troca de farpas entre os candidatos que, então, lideravam as pesquisas, Castro e Freixo. Nascimento fez uma pergunta dura a Castro:

Candidato, o sr. é alvo de duas delações por corrupção. O seu secretário de Polícia (Allan Turnowski) está preso por suspeita de corrupção. O escândalo do Ceperj (Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio) é um escândalo essencialmente de corrupção. O seu novo candidato a vice é ligado a Sérgio Cabral, preso e condenado por corrupção. O sr. foi vice de um governador afastado por suspeita de corrupção. Diante de tudo isso o sr. não teme que o eleitor olhe pro sr. e enxergue um Cabritzel, a mistura de Sérgio Cabral com Wilson Witzel?

"Com certeza, não. Meu nome é Claudio Castro", respondeu o governador. "Eu tenho governado o Rio de Janeiro nos últimos dois anos e não sou réu em nenhuma ação. Nenhuma." Pouco tempo depois, um vídeo com a pergunta de Nascimento circulou nas redes sociais.

Integrantes do governo estadual teriam reclamado com executivos do SBT ainda no dia do debate sobre o teor da pergunta. A íntegra do programa não está no canal do SBT na internet (é possível ver no canal do Terra no YouTube).

O debate ocorreu num sábado. Na semana seguinte, Nascimento foi colocado de férias compulsoriamente. Ele tinha férias vencidas, mas relatou a colegas que não planejava sair naquele momento. Na terça-feira, 1º novembro, ao regressar para o trabalho, foi informado que estava desligado da emissora.

Em mensagem interna, Diego Sangermano, diretor de jornalismo do SBT Rio, disse que Nascimento "era o nosso camisa 10 pela genialidade que conduzia o jornal". E ainda: "A essência do seu jornalismo ousado e destemido moldou os antigos e novos colegas da redação". Coube ao próprio Sangermano a tarefa de comunicar a Nascimento o seu desligamento.

A demissão de Nascimento provocou consternação no SBT. Vários colegas manifestaram apoio ao jornalista e lamentaram a decisão do SBT.

Procurada, a emissora disse que "não procede" a informação de que a demissão teria ocorrido por causa da pergunta no debate. "Trata-se de uma troca de profissionais, o que pode acontecer normalmente no setor", afirmou o SBT.